A teoria psicanalítica clássica de sigmund freud

Páginas: 15 (3679 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
A TEORIA PSICANALÍTICA CLÁSSICA DE SIGMUND FREUD
INTRODUÇÃO E CONTEXTO
Psicologia emergiu como disciplina na Alemanha no século 19, sua tarefa era análise da consciência no ser humano noral, adulto. Ela considerava a consciência constituída por elementos estruturais relacionados a processos nos órgõs do sentido. A tarefa básica era descobrir os elementos básicos da consciência e determinar comoeles formavam compostos. Era referida como química mental.
Alguns estudiosos tinham objeções contra esse tipo de psicologia. Falavam que as características da mente consciente eram seus processos ativos, e não seus processos passivos. Sentir, pensar, imaginar, em vez de sensações, idéias e imagens. Outros protestava que a experiência consciente não podia ser dissecada. Outro grupo afirmava quea mente não era suscetível as investigações pelos métodos da ciência por ser privada e subjetiva. Eles queriam ver a psicologia como ciência do comportamento.
Freud atacou a psicologia da consciência. Ele a comparou com um iceberg, a consciência é apenas a parte que está fora d'água, abaixo encontra-se o inconsciente, com seus impulsos, paixões, ideias, sentimentos reprimidos, um grande mundo deforças vitais, invisíveis, que exercem controle sobre os pensamentos e ações dos indivíduos.
Pensando por esse lado, conclui-se que uma psicologia que se limita a análise da consciência é totalmente inadequada para compreender os motivos subjacentes do comportamento ano. Por mais de 40 anos, Freu explorou o inconsciente pelo método da associação livre, e desenvolveu a primeira teoria dapersonalidade.
HISTÓRIA PESSOAL
Nasceu na Morávia em 1856 e morreu em 1939, com 83 anos. Morou por 80 anos em viena, na Áustria. Ingressou na faculdade de medicina aos 17 anos, e se formou oito anos mais tarde. Não queria exercer, mas foi obrigado a entrar na prática privada. Mesmo assim, encontrava tempo para pesquisar e escrever suas realizações.
Se interessou por transtornos nervosos, que não erammuito estudadas na época. Estudou com Jean Charcot, psiquiatra francês que usava hipnose no tratamento da histeria, mas Freud não ficou adepto da hipnose. Houviu falar sobre "a cura ela fala", método de Joseph Breuer, e Freud o achou efetivo. Inclusive realizaram alguns trabalhos juntos. Porém divergiram sobre o fator sexual da histeria, onde Freud acreditava nos conflitos sexuais.
Desenvolveuentão as ideias da teoria psicanalítica, que culminaram no seu primeiro grande trabalho: A interpretação dos sonhos. Conseguiu varios discipulos, entre eles Jung e Adler, que depois de um tempo desenvolveram pontos de vista rivais.
Casou com Martha Bernays, teve seis filhos, Anna seguiu os passos do pai. Escreveu 24 volumes.
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
O id
A matriz, da qual se originam oego e o super ego. Consiste em tudo o que é psicológico, que é erdado e se acha presente desde o nascimento, incluindo os estintos. É o reservatório de energia psiquica e fornece esta energia para os outros istemas. Está em estreito contato com os processos corporais, dos quais deriva sua energia.
O id representa o mundo interno da experiencia subjetiva, e não tem nenhum conhecimento da realidadeobjetiva. O id não tolera aumentos de energia, que são experenciados como estados de tensão desconfortáveis. O id reduz o estado de tensão peolo princípio do prazer.
O id tem sob seu comando, as ações reflexas e o processo primário. As ações reflexas envolvem o ato de espirrar, piscar. O processo primário envolve uma reação em que você forma a imagem de um objeto que vai remover a tensão. Umapessoa faminta imagina um alimento gostoso, é a realização do desejo. O melhor exepmplo de processo primário nas pessoas normais é o sonho noturno, que vai representar sempre a realização ou a tentativa de realização de um desejo.
Obviamente o processo primário não é capaz de reduzir a tensão. A pessoa faminta não pode comer as imagens. Então desenvolvese o processo secundário, onde o ego começa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA A TEORIA PSICANALÍTICA CLÁSSICA DE SIGMUND FREUD
  • teoria psicanalitica de sigmund freud
  • Primeiras publicações psicanalíticas
  • Teoria psicanalitica de freud
  • Freud e a teoria psicanalítica
  • Teoria psicanalítica de Freud
  • Teoria Psicanalítica de Freud
  • TEORIA DE SIGMUND FREUD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!