A TEORIA GEOSSISTÊMICA E SUA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS (Cleide Rodrigues)

2916 palavras 12 páginas
UERJ
Departamento de Geografia

Fichamento II - A TEORIA GEOSSISTÊMICA E SUA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS E AMBIENTAIS (Cleide Rodrigues*)

Grande parte do arcabouço teórico - metodológico da Geografia Física é freqüentemente negligenciada pelos teóricos da Geografia, principalmente mediante as necessárias, porém arrasadoras, críticas ao seu pragmatismo, utilitarismo, cientificismo, entre outras tendências consideradas características. Também é verdade que a Geografia, e especialmente a Geografia Física, absorvem com rapidez as influências de contextos científicos sem contribuir ou apropriar-se dos debates na filosofia da ciência com a mesma velocidade e eficiência.

Essas duas tendências não são novas. A primeira remonta às primeiras explicitações da Geografia como ciência ideologicamente orientada, aos primeiros debates entre o possibilismo e o determinismo ou às primeiras elucidações das funções geopolíticas da produção do conhecimento descritivo de vastos territórios. Foi em parte reforçada por diversos acontecimentos ocorridos ao longo de todo o século XX e, especialmente, a partir das décadas de 60 e 70. Como por exemplo, o aprofundamento de determinados debates a partir do surgimento da Geografia Crítica. Com muito mais ênfase do que noutros momentos, nesse, toda a comunidade geográfica é convocada a observar e tomar consciência da possibilidade de se realizarem sérios equívocos por analogias indevidas, principalmente as transferidas no sentido Geografia Física - Geografia Humana. Passou-se a temer as transferências de categorias analíticas, e principalmente de interpretações, que pudessem produzir falsas explicações da realidade geográfica. Sob sua ótica, qualquer tentativa valorativa, interpretativa ou explicativa poderia estar fadada aos abusos do determinismo ou à criação de falsos eventos.

Quando JOLY (1977) avalia o desenvolvimento da geomorfologia na França, ou quando GREGORY (1992) demonstra a força dessa tendência também na

Relacionados

  • CAP TULO de livro 2015 pol ticas p blicas ambientais
    202584 palavras | 811 páginas