A teoria Garderiana e a problemática da educação

1331 palavras 6 páginas
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. A teoria Garderiana e a problemática da educação: desafios para a formação de professores. O ensino das Artes Visuais: uma Abordagem Simbólico-Cultural. 2006 Santa Maria. Editora da UFSM, 220p.

Howard Gardner, partindo de um contexto próprio de investigação, propõe uma nova compreensão d inteligência, entendendo-a não como um processo único, mas como um conjunto de competências intelectuais, engendradas a partir de diversas classes de sistemas simbólicos de desenvolvidos pela cultura humana.
Contudo, a questão central que orientará todo processo construtivo do presente texto será a problemática da educação, e em especial, da formação de professores (p.9).

A teoria das IM desenvolvida por Gardner e vários colegas de graduação em Harvard, teve como objeto de pesquisa o Potencial Humano e encontrar alternativas para uma prática educativa comprometida com pessoas inválidas.
A área a qual Gardner está vinculado é a Psicologia Evolutiva, de conotação Cognitivista, voltando se para a criatividade.

A Abordagem de cognição de Gardner é denominada sistemas simbólicos ou códigos de significado, entendidos como veículos através dos quais se produzem as diversas atividades desenvolvidas pelo homem. Tem a inteligência humana como um conjunto de competências intelectuais (CI). (p.10).
Esta concepção simbólico-cultural da inteligência, em suas múltiplas dimensões, está ancorada na gama de sistemas simbólicos construídos ao longo do processo cultural, compreendendo os sistemas linguístico, lógico-matemático, musical, corporal, espacial e pessoal (p.11). A produção simbólica volta-se parara transmissão de um conjunto de significados, culturalmente passíveis de serem compartilhados, envolvendo a possibilidade de as pessoas compreendê-los, aprecia-los, criticá-los ou transforma-los. (p.11)
Aliando aspectos das ciências biológicas e psicológicas indicando a existência de distintas competências, inteligências.
Gardner trabalha com

Relacionados