A teoria do conhecimento

Páginas: 20 (4860 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013
1º PARTE - TEOLOGIA GERAL DO CONHECIMENTO
Investigação fenomenológica preliminar: O fenômeno do conhecimento e os problemas nele contidos
A teoria do conhecimento, como o nome já diz, é uma teoria, isto é, uma interpretação e uma explicação filosóficas do conhecimento humano. Se aplicamos esse método, o fenômeno do conhecimento se nos apresenta, nas suas características fundamentais, doseguinte modo.No conhecimento defrontam-se consciência e objeto, sujeito e objeto.
O dualismo do sujeito e do objeto pertence à essência do conhecimento. A função do sujeito é apreender o objeto; a função do objeto é ser apreensível e ser apreendido pelo sujeito. Vista a partir do sujeito, essa apreensão aparece como uma saída do sujeito para além de sua esfera própria, como uma invasão da esferado objeto e como uma apreensão das determinações do objeto. Surge no sujeito uma "figura" que contém as determinações do objeto, uma "imagem" do objeto. Visto a partir do objeto, o conhecimento aparece como um alastramento, no sujeito, das determinações do objeto. Há uma transcendência do objeto na esfera do sujeito correspondendo à transcendência do sujeito na esfera do objeto. Pelo contrário,pode-se falar de uma atividade e de uma espontaneidade do sujeito no conhecimento. Receptividade com respeito ao objeto e espontaneidade com respeito à imagem do objeto no sujeito podem perfeitamente coexistir. Na medida em que determina o sujeito, o objeto mostra-se independente do sujeito, para além dele, transcendente.
Todo conhecimento visa ("intenciona") um objeto independente daconsciência cognoscente. Parece existir uma contradição entre a transcendência do objeto em face do sujeito e a correlação constatada há pouco entre sujeito e objeto. O objeto só não é separável da correlação na medida em que é um objeto de conhecimento. A correlação entre sujeito e objeto não é em si mesma indissolúvel; só o é no interior do conhecimento. A essência do conhecimento estáestreitamente ligada ao conceito de verdade. Só o conhecimento verdadeiro é conhecimento efetivo. "Conhecimento não-verdadeiro" não é propriamente conhecimento, mas erro e engano. O conceito de verdade que obtivemos a partir da consideração fenomenológica do conhecimento pode ser chamado conceito transcendente de verdade, vale dizer, ele tem a transcendência do objeto como pressuposto. Ambos visam, com averdade, a concordância do conteúdo do pensamento com o objeto.
Como dissemos, o conhecimento possui três elementos principais: sujeito, "imagem" e objeto. Pelo sujeito, o fenômeno do conhecimento confina com a esfera psicológica; pela "imagem", com a esfera lógica; pelo objeto, com a ontológica. Enquanto processo psicológico num sujeito, o conhecimento é objeto da psicologia. A "imagem" doobjeto no sujeito é uma estrutura lógica e, enquanto tal, objeto da lógica. O ser, porém, é objeto da ontologia. Quando se ignora isso e se encara o problema do conhecimento, de forma unilateral, a partir do objeto, o resultado é o ponto de vista do ontologismo. Poder-se-ia pensar que a tarefa da teoria do conhecimento estaria cumprida, no essencial, com a descrição do fenômeno do conhecimento.
Ométodo fenomenológico só pode oferecer uma descrição do fenômeno do conhecimento. De acordo com o que foi dito, a descrição do fenômeno do conhecimento tem uma significação apenas preparatória. Distinguimos correspondentemente um conhecimento espiritual e um conhecimento sensível. A fonte e o fundamento do conhecimento humano é a razão ou a experiência? Essa é a questão sobre a origem doconhecimento. Somos conduzidos ao problema verdadeiramente central da teoria do conhecimento quando fixamos o olhar sobre a relação entre sujeito e objeto. Na descrição fenomenológica caracterizamos essa relação como uma determinação do sujeito pelo objeto. Pergunta-se qual das duas interpretações do conhecimento humano é a correta. De forma abreviada, podemos chamar esse problema de questão sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria do conhecimento
  • Teoria do Conhecimento
  • teoria do conhecimento
  • Teoria do conhecimento
  • Teoria do conhecimento
  • Teoria do conhecimento
  • teorias de conhecimentos
  • A Teoria do Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!