A teoria das Quatros causas de Aristóteles

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A teoria das Quatros causas de Aristóteles
Aristóteles sistematizou a lógica, definindo as formas de interferência que eram válidas e as que não eram - em outras palavras, aquilo que realmentedecorre de algo e aquilo que só aparentemente decorre; e deu nomes a todas essas diferentes formas de interferências. Por dois mil anos, estudar lógica, significou estudar a lógica de Aristóteles.
Nabusca em compreender os princípios e causas da realidade, Aristóteles identificou, por exemplo, nos pré-socráticos a matéria como sendo causa do universo.
Toda essa trajetória, na verdade, tem comofim buscar argumentos para seu próprio estudo das causas. Aristóteles, assim, reuniu os vários modelos existentes, sintetizando-os em sua própria teoria das quatro causas. São elas:
Causa Material –aquilo de que um ser é feito, a matéria do ser;
Causa Formal – a forma, a essência, a característica que determina e classifica os seres;
Causa Eficiente ou Motora – princípio do movimento, aquilo quedá origem aos seres;
Causa Final – a razão, o para quê algo foi feito, existe, etc.
No primeiro sentido se diz que é causa aquele constitutivo interno de que algo é feito, como por exemplo obronze a respeito da estátua ou a prata a respeito da taça, e os gêneros do bronze ou da prata. (É a causa material).
No segundo sentido é a forma ou o modelo, isto é, a definição da essência e seusgêneros e as partes da definição. (É a causa formal).
No terceiro sentido é o princípio primeiro de onde vem a mudança ou o repouso, como o que quer algo é causa, como é também o pai é causa de seu filho,e de modo geral o que faz algo é causa do que é feito, e o que faz mudar é causa do que é mudado.( É a causa eficiente).
No quarto sentido causa é o fim, isto é, aquilo para o qual é algo, porexemplo: o caminhar é a causa da saúde. Pois por que caminhamos? Ao que respondemos: para ficar saudáveis, e ao dizer isso cremos ter indicado a causa. E também qualquer coisa que, sendo movida por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das Quatro Causa No Direito (Aristóteles)
  • Aristoteles e as quatro causas
  • As quatro causas de Aristoteles
  • Quatro causas em aristóteles
  • Aristóteles e as quatro causas
  • Aristóteles e As Quatro Causas
  • teoria das quatro causas
  • Aristóteles e as quatro causas na história da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!