A teoria das inteligências múltiplas

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD
CURSO DE PEDAGOGIA














MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL













Cidade
Agosto 2011
Aluno(a)















A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA EDUCAÇÃO


Atividade apresentada como exigência para obtenção do título 4º grau a FTC-ead, no curso de Pedagogia.

Orientador:Cidade
Agosto 2011
No início do século XX, as autoridades francesas solicitaram a Alfredo Binet que criasse um instrumento pelo qual pudesse prever quais as crianças que teriam sucesso nos liceus parisienses. O instrumento testaria a habilidade das crianças nas áreas verbal e lógica, este instrumento deu origem ao primeiro teste inteligência, desenvolvido por Terman, na Universidade deStanford, na Califórnia: o Stanford-Binet Inteligence Scale.
As pesquisas mais recentes em desenvolvimento cognitivo e neuropsicologia sugerem que as habilidades cognitivas são bem diferenciadas e mais específicas do que se acreditava (Gardner, 1985).
Segundo Gardner todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentesáreas intelectuais. Ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance maior ou menor, em qualquer área deatuação. Na sua pesquisa Gardner estudou também:
(a) O desenvolvimento de diferentes habilidades em crianças normais e crianças superdotadas;
(b) Adultos com lesões cerebrais e como estes não perdem a intensidade de sua produção intelectual, mas sim uma ou algumas habilidades
(c) Populações ditas excepcionais, tais como idiot-savants e autistas, e como os primeiros podem dispor de apenas umacompetência, sendo bastante incapazes nas demais funções cerebrais, já as autistas apresentam ausências nas suas habilidades intelectuais
(d) Como se deu o desenvolvimento cognitivo através dos milênios.
Num plano de análise psicológica, Gardner (1982), cada área ou domínio tem seu sistema simbólico próprio; num plano sociológico de estudo, cada domínio se caracteriza pelo desenvolvimento decompetências valorizadas em culturas específicas.
Gardner sugere que as habilidades humanas não são organizadas de forma horizontal; ele propõe que se pense nessas habilidades como organizadas verticalmente, e que, ao invés de haver uma faculdade mental geral, como a memória, talvez existam formas independentes de percepção, memória e aprendizado, em cada área ou domínio.


➢ AsInteligências Múltiplas
Gardner identificou as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, interpessoal e intrapessoal. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios
Inteligência linguística: Os componentescentrais da inteligência linguística são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados de palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem.
Inteligência musical: Essa inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos,texturas e timbres.
Inteligência lógico-matemática: Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização.
Inteligência espacial: É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.
Inteligência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da inteligências múltiplas
  • Teoria da inteligencias múltiplas
  • Teoria das inteligencias multiplas
  • A Teoria das Inteligências Múltiplas
  • Teoria das inteligencias multiplas
  • A teoria das inteligencias multiplas
  • TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
  • Teoria das inteligências múltiplas de gardner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!