A teoria das Cinco Peles de Hundertwasse - Quarta Pele e a Identidade

736 palavras 3 páginas
ALUNA: ANA CAROLINA BREGUEZ
TURMA: 1000049 - TAU049 - 2015_1 - ERGONOMIA – TDM

QUARTA PELE: IDENTIDADE

A identidade construída socialmente, as relações sociais na família e na sociedade, aparece como a quarta pele. Assim sendo, pode-se perceber que esse nível de corpo-espiral sublima a própria materialidade e adquire uma dimensão mais abstrata, mesmo que não abdique de seus matizes concretos. A quarta pele já seria, portanto, uma pele, essencialmente, coletiva. Uma pele composta por múltiplas cores, raças e gêneros; uma pele que mantem em tem tensa guarda a alteridade e seus limites.
(SANT’ANNA, 2001 p.194)

A identidade humana é um traço característico que diferencia um ser humano de outro, um grupo de outro ou uma civilização de outra. Referindo-se as suas características individuais, como elas marcam cada um e ao mesmo difere dos demais. Ela se constrói gradativamente por meio das interações sociais, externalizando o ser humano biológico, com seus valores, suas regras e crenças. A identidade se constrói também no coletivo, nos ambientes que o humano se insere (seja ele natural ou produzido), no contato com a realidade, nas experiências e nas formações culturais.
A identidade tem uma dimensão planetária, interligando tudo ao redor do humano, captando a multiplicidade das outras peles e refletindo no indivíduo, na espécie e na sociedade. O indivíduo necessita construir uma identidade para sobreviver, identidade essa que converge em uma imagem só, todas as características pessoais, psicológicas, culturais, o modo de ser e pensar, os papeis que representa ao longo de sua existência... todas essas características que tornam o indivíduo único, diferente de qualquer outra espécie e de qualquer outro ser humano. A identidade é o que o define quem é e qual é a sua missão.
Não existe uma identidade perfeita, mas sim uma identidade mais ou menos adaptada ao meio envolvente. E para criar essa identidade, o indivíduo vai se assemelhando aos grupos sociais que pertence,

Relacionados