A teoria da seleção natural de charles darwin

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
Charles Darwin e a teoria da seleção natural
As teorias do naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809 – 1882) acrescentaram pontos vitais para a compreensão do evolucionismo, sendo considerado por muitos uma das figuras mais importantes da ciência. Para analisar os principais pontos de sua teoria primeiramente vamos conhecer os fatos relevantes de sua vida.


Enciclopédia Delta universalCharles Darwin |

Nascido em um ambiente abastado intelectual e financeiramente, o jovem Charles Darwin pôde ao completar seus estudos na escola local, em Sherwsbury, e iniciar o curso de medicina em Edimburgo, porém ao cabo de dois anos (1825 a 1827) abandonou os estudos e encaminhou-se a Faculdade de Estudos Cristãos na Universidade de Cambridge para cursarTeologia. Durante sua estadia emCambridge, Darwin criou uma forte amizade com o padre e botânico John Stevens Henslow, de onde surgiu seu verdadeiro interesse pelo naturalismo. Graças a sua sede de conhecimento e a influência de seu amigo, Darwin foi convidado a embarcar como acompanhante do capitão Fitz Roy no navio Beagle em uma expedição de aproximadamentecinco anos ao redor do mundo com a missão de completar dadoscartográficos para a Marinha Inglesa. Muito embora não fosse o naturalista oficial do navio, cargo ocupado pelo cirurgião Robert McCormick, Darwin teve uma grande oportunidade de coletar materiais e observar a exuberante natureza dos trópicos. 


Imagem cedida pelo site Darwin On line
Planta do navio Beagle |

Zarpando de Plymouth, Inglaterra, em dezembro de 1831 com o intuito de melhor mapear oHemisfério Sul, o veleiro Beagle retornaria somente em outubro de 1836. Sua primeira escala foi nas ilhas Canárias seguida da estadia no Cabo Verde, durante o mesmo ano após cruzar o Atlântico suas paradas foram em Salvador, Rio de Janeiro, Montevidéu, Punta Alta e Terra do Fogo. Continuando seu trajeto ancorou nas Ilhas Malvinas, cruzou o Estreito de Magalhães e seguindo pela costa do Chile no ano de1835 até as Ilhas Galápagos nos meses de setembro e outubro. Após cruzar o Oceano Pacífico chegando a Austrália em janeiro de 1836 o Beagle continuou sua viagem pelas Ilhas Keeling, Ilhas Maurício, cruzando o Cabo da Boa Esperança entre os meses de maio e junho e sua última parada antes de retornar a Inglaterra foi em Pernambuco.

Pouco importa o que Charles Darwin levou em suas malas no início daviagem, mas a bagagem que trouxe serviu de material para desenvolver uma obra que transformaria o mundo. Não somente o material colhido em sua volta ao mundo, mas também a observação e pesquisa sobre a criação de animais e o cultivo de plantas contribuíram para escrever “A origem das espécies” (mais precisamente “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raçasfavorecidas na luta pela vida”). Lançado em 1859 sua primeira edição de 1250 exemplares se esgotou no mesmo dia.

Vários historiadores e biógrafos especulam sobre a demora do lançamento em mais de 20 anos desde sua viagem a bordo do Beagle a vários motivos, mas concordam que ele sabia que suas idéias causariam alvoroço e repercussão. Em 1844, ele já havia deixado aos cuidados de sua esposa ummanuscrito com sua teoria que ela deveria publicar, caso ele viesse a falecer.
Charles Darwin durante sua viagem teve a oportunidade de aportar no arquipélago de Galápagos, e nestas ilhas inóspitas habitavam tartarugas, as quais os marinheiros levavam consigo como provisão de alimento durante suas viagens. Eles diziam que poderiam indicar de qual das ilhas do arquipélago eram originadas as tartarugas pelaforma de seus cascos, por exemplo, as originárias da Ilha Isabela têm a carapaça em forma de domo e as, da Ilha Espanhola, têm a carapaça em forma de sela. Estas formas estão relacionadas com adaptações ao ambiente, assim as em forma de domo protegem suas partes moles da vegetação rasteira, pois vivem numa ilha que possui uma vegetação relativamente mais exuberante, e as em forma de sela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa Selecão Natural, Charles Darwin
  • Seleção Natural
  • Seleção natural por darwin e lamarck
  • selecao natural- Darwin
  • Darwin e wallace: seleção natural.
  • Charles Darwin: a sua vida e a sua teoria
  • Charles Darwin Teoria da evolução
  • as teorias de charles darwin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!