A teoria da ecologia populacional

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Introdução:
A Teoria da ecologia populacional foca os aspectos estruturais do ambiente. Sabe- se que existem vários tipos de formas organizacionais, e nessa teoria tenta-se explicar a predominação de algumas estruturações, durante um certo período em ambientes específicos. Sabe-se que em alguns ambientes predominam organizações menores e orgânicas em outros organizações maiores e burocráticas,apergunte que é feita, porque ocorre essa diversidade de formas organizacionais? Porque ocorre o crescimento de “família” e “população” de organização em um tipo de setor especifico? São essas perguntas que a teoria da ecologia populacional tenta responder.
Diferente da teoria da contingência estrutural que afirma que ser flexível ou que a capacidade de se adaptar rapidamente sua estruturainterna meio as características do ambiente garantiram o sucesso ou seja a teoria da ecologia populacional acredita que a organização não se adapta ao ambiente, ao contrário, a tendência a ser inertes e conservar suas formas organizacionais originais. É o ambiente que as seleciona.
O foco é sobre a sobrevivência do mais apto. Dessa forma, essa teoria faz uma análise da organização, na qual define arelação ambiente-organização em termos de co-criação, na qual continuamente um produz o outro. O estudo das populações é fundamental ao invés do estudo delas como entidades isoladas. O ambiente é o responsável pelos tipos de organizações que vão se adaptar as características do ambiente. A teoria tem como base a teoria de Darwin sobre a seleção das espécies onde acredita-se na idéia de evolução apartir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Ou seja que a partir dessas mudanças ocorridas no ambiente ocorrerá a seleção de algumas espécies que estão mas aptas ao novo ambiente, e as espécies menos aptas pode até desaparecer.
A teoria da ecologia populacional tenta estudar o tempo do ciclo de vida das organizações, ou seja, porque certos tipos de “comunidades” e organizaçõessemelhantes predominam em meio a alguns ambientes e depois desaparecem.
A teoria faz um estudo de como o meio ambiente influencia na captação de recursos: Meio ambiente conjunto de forças externas que influenciam o modo pelo qual as organizações funcionam e obtêm recursos como matérias-primas,energia,mão de obra qualificada,informações e recursos financeiros necessários para a produção de bens eserviços
Ambiente de Tarefa são agentes econômicos, fornecedores, clientes e outras organizações, constituem o ambiente de tarefa da organização.
Domínio Cognitivo: O ambiente é concebido como um repositório de padrões de significados e padrões culturais criados por indivíduos e organizações ao interagirem. O ambiente é considerado uma realidade socialmente construída a partir da atividade cognitivados grupos organizacionais e de suas formas de enação ou representação da realidade.
A teoria foca os aspectos estruturais do ambiente.Os fatores do ambiente que determinam a sobrevivência de populações de organizações de um certo tipo em um dado ambiente.Esta teoria procura estudar:
Por que em alguns ambientes predominam organizações menores e orgânicas e em outros organizações maiores e maisburocratizadas?

Quais as razões da diversidade de formas organizacionais?

Como e por quê se dá o crescimento de “famílias” e “populações” de organizações de certo tipo em um setor específico?


Características da Teoria da ecologia populacional:
Essa teoria foi elaborada utilizando como base a teoria de Darwin sobre a seleção das espécies:
Mostra como são as características estruturaisde um ecossistema que seleciona as espécies mais aptas à sobrevivência nesse ambiente, dadas suas características biológicas de base.

Selecionadas pelo ambiente, essas espécies se reproduzem e sua população aumenta.

Quando as características estruturais do ambiente se transformam, outras espécies, com outras características biológicas pode tornar-se mais aptas a sobreviver nesse novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da ecologia populacional
  • A COMPLEMENTARIDADE DAS TEORIAS CONTINGENCIAL, ECOLOGIA POPULACIONAL E APRENDIZADO: UM FATOR RELEVANTE PARA A...
  • Teorias Populacionais
  • Teorias populacionais
  • Teorias Populacionais
  • Teorias Populacionais
  • Teorias Populacionais
  • Teorias populacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!