A teoria da administração (taylor, fayol e mayo)

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 14 de abril de 2012
A Teoria da Administração (Taylor, Fayol e Mayo)

Taylor (Teoria Científica):
Segundo Frederick Winlslow Taylor, as funções administrativas são: Planejamento (aplicação de métodos científicos em substituição à improvisação). Preparo (seleção dos trabalhadores, treinamento dos mesmos e disposição e preparação de máquinas e equipamentos). Controle (verificação do trabalho). Execução(atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada).
Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho. ele dava ênfase as tarefas, visava o resultado da produção.
Taylor constatou que a produtividade era baixa então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho, sem receber qualquer orientação perde muito tempo edinheiro. Ele verificou também que os trabalhadores que realizavam trabalho suplementar e que se esforçavam mais que os outros não recebiam nenhuma recompensa ou qualquer contrapartida, não tendo assim nenhum estímulo para aumentarem a produção.
Segundo a teoria da Administração Cientifica a motivação do homem para o trabalho é exclusivamente material, o trabalhador só desenvolverá o máximoesforço na produção, se for materialmente recompensado através de incentivos salariais e prêmios de produção.
Taylor preocupa-se com a organização científica do trabalho e a necessidade de incentivos salariais, a satisfação dos trabalhadores aumenta a produtividade e prosperidade da empresa.
A remuneração do operário era simples, ganhava por peça produzida ou seja quanto mais peças maisdinheiro, se a empreza ganha, o funcionário tambem ganha, ele pregrava a produtividade, quanto mais ele produzisse, melhor, se o operário não rende-se o esperado não precisava nem voltar no dia seguinte.
Taylor defende uma repartição de responsabilidades:
-à administração compete o planejamento das tarefas e métodos de produção, e a supervisão do processo produtivo.
-Aos operários compete aexecução pura e simples do trabalho.
Taylor acredita que os operários devem ser acompanhados por supervisores especializados, para ele, teria que haver um supervisor para cada área (supervisão funcional), existem supervisores especializados em certas áreas, com autoridade funcional sobre os seus subordinados.
Vantagens:
-melhor supervisão técnica e maior eficiência no desempenho de cada cargo.-maior rapidez nas comunicações
-formação de quadros intermédios, mais rápida e fácil.
Desvantagens:
-O operário era transformado em uma maquina de trabalho
-as orientações que um operário recebe de vários supervisores podem ser diferentes e até contraditórias, gerando conflito.
-falta de visão do conjunto da organização por parte dos especialistas das áreas pode levar à competição edivergência de objetivo.
Administração Científica foi o primeiro passo concreto da Administração rumo a uma teoria administrativa. Foi Taylor que implantou diversos conceitos que até hoje são utilizados na Administração.

Fayol (Teoria Clássica):
Henri Fayol dava ênfase a estrutura organizacional,(visava o planejamento global e buscava a máxima eficiência das empresas através daorganização e da aplicação de princípios de administração. Segundo Fayol, os gestores valorizavam apenas o trabalho técnico, esquecendo-se de administrar as fábricas.
Fuções administrativas para Fayol são: Prever, (visualizar o futuro e traçar o programa de ação, para que os objetivos sejam atingidos). Organizar (Organizar recursos materiais e humanos necessários a execução dos planos da empresa, organizarmatérias-primas, mão-de-obra, capitais). Comandar (dirigir e orientar os trabalhadores). Coordenar (harmonizar todos os atos e esforços de todo o grupo e garantir que as atividades da organização sejam os mais adequados para atingir os objetivos definidos). Controlar (verificar se tudo que foi estipulado pela empresa está sendo cumprido ezatamente como o combinado).
Para Fayol, teria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teorias da administração ( fayol, taylor e mayo )
  • Contribuição de taylor, fayol e mayo para administração
  • teoria da administração Fayol e taylor
  • Teoria de Taylor, Fayol, Follet, Mayo e Barnard
  • AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO TAYLOR E FAYOL
  • Resumo teoria administração Taylor e Fayol
  • Trabalho de administração-- dpp fayol taylor e mayo
  • Taylor, fayol e mayo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!