A Teoria Cl Ssica Da Administra O Como Modelo De Estrat Gia Empresarial

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
A teoria clássica da administração como modelo de estratégia empresarial
O ATUAL CENÁRIO DAS ORGANIZAÇÕES
As organizações passam por constantes evoluções, processos de mudanças e desenvolvimento. Essas mudanças são reflexoda forma que a sociedade levam sua vida. Um exemplo é nos Eua, cerca de 26 milhoes de pessoas mudam de emprego por ano, 42 milhões mudam de casa, um em cada dois casamentostermina em divórcio, a lista dos 400 americanos mais ricos que a revista Forbs publica anualmente costuma ter 10% novos integrantes.
O impacto das transformações jamais pode ser deixado de lado pelas organizações que buscam competitividade .
As transformações de caráter macroambiental apresentadas por Cohen são: o ambiente passou de tranquilo para competitivo, as empresas não concorrem mais comempresas similares mais sim com empresas diferentes. Neste ambiente, as empresas estão apostando mais em seus funcionários, procurando e exigindo perfil determinado, que tenha visão de negócio e principalmente com capacidade de reagir a mudanças.
A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A principal idéia de que os autores criassem esta teoria é a de que a administração é processo de planejamento, direção econtrole. Taylor (Pai da administração) começou seus estudos partindo da idéia que os trabalhadores produziam bem menos do que poderiam produzir, sendo assim se dispôs a criar um método para corrigir esta situação, aplicando métodos científicos a trabalho no “chão de fábrica”.
Os fundamentos da administração científica leva em conta os verdadeiros interesses de ambos de empregador e empregado, oempregador pagando bons salários e o empregado baixando o custo da produção dos produtos.
Os estudos de Taylor foi divididos em dois períodos distintos, no seu primeiro livro lançou o primeiro período “Shop Management” (Administração de oficinas), onde ele aponta a racionalização do trabalho, do operário através de estudo de tempos e movimentos. Já o segundo período de Taylor ocorre na publicaçãodo livro “The Principles of Scientific Management (Principios da Administração Científica), a obra trata da enumeração de princípios para gerenciamento, distribuídos em planejamento, preparo, controle e execução. Taylor evidencia a necessidade dos estudo científico da administração para o alcance das metas, da eficiência na produtividade.
Taylor dizia a seus trabalhadores: “Não se espera que vocêspensem. Há outras pessoas por perto pagas para pensar”.
Seu precursor foi Henri Fayol que desenvolveu seus trabalhos em todos os níves organizacionais e não apenas no “Chão de Fábrica”. Ele provou e aplicou seus princípios usando nas áreas governamentais e em varias outras áreas da organização. As cinco funções básicas desenvolvidas por Fayol: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.De acordo com Fayol os princípios da Teoria Clássica da Administração são: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse particular ao interesse geral, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e união do pessoal. O uso destes princípios cargosprecisamente definidos e organizados de maneira hierárquica.
AS ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS
A rotina faz parte da operação das organizações modernas. Algumas organizações funcionam até mesmo 24Hrs por dia.
Segundo Morgan, essas organizações planejadas e operadas como se fossem máquina são chamadas de burocracias. A maior contribuição da Teoria Clássica da Administração vem de Max Weber, que estudou a fundo oassunto.
ESTRATÉGIAS DA COMPANIA MCDONALD’S
A obstinação do fundador Ray Kroc em oferecer o mesmo padrão de qualidade, atendimento e limpeza o levou a criar a sigla QSL&V (qualidade, serviço, limpeza e justo valor).
A cada começo de ano são traçados objetivos para melhor valorização da marca. As ações da empresa para o ano 2000 foram centradas em três estratégias básicas: experiência única,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Cl ssica da Administra o
  • Teoria Cl ssica da Administra o
  • TEORIA CL SSICA DA ADMINISTRA O
  • Teoria Cl ssica da Administra o Fayol
  • Teoria Cl Ssica Da Administra O Laura
  • Eoria Cl Ssica Da Administra O
  • Administra o Cl ssica
  • ABORDAGEM CL SSICA DA ADMINISTRA O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!