A Teoria Cl Ssica Da Administra O Teve Como O Pioneiro O Engenheiro Frances Henry Fayo1

1684 palavras 7 páginas
A Teoria Clássica da Administração teve como o pioneiro o engenheiro Frances Henry Fayol, “tendo 80% mais aplicação da sua teoria nos dias de hoje que Taylor, apesar de ambos serem da mesma época”. Ele acreditava que para o sucesso de uma organização é mais importante habilidade administrativa do que a habilidade técnica.
“Segundo Fayol um líder que seja um bom administrador e tecnicamente medíocre, é geralmente muito mais útil empresa do que se ele fosse um técnico brilhante, mas um administrador medíocre.”
Henry Fayol introduziu que todos os processos poderiam ser divididos em seis grupos, ou seja, as unidades da organização agora eram funções organizacionais que são elas:
Funções Administrativas: relacionada a integração das demais funções da organização estruturando e interligando as demais funções, sendo para Fayol a mais importante.
Funções Técnicas: relacionada com a construção de produtos e serviços.
Funções Comerciais: relacionada com os processos de compra, venda e permuta.
Funções Financeiras: relacionada com o controle, aplicação e captaçãode capital.
Funções Contábeis: relacionada com toda parte de controle dos registros, inventários, balanços, etc.
Funções de Segurança: relacionada com a proteção dos bens patrimoniais e cuidado com as pessoas.
“Fayol define administração como a realização das atividades administrativas” que são funções de previsão, organização, comando, cooperação e controle, após muitas décadas elas ainda são descritas como funções administrativas.
Os quatorzes princípios gerais da administração são: divisão do trabalho,autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais dos gerais,remuneração do pessoal, centralização,cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de equipe.
Teoria das Relações Humanas, tem como principal interesse o bem estar do trabalhador, as preocupações estão voltadas para o trabalhador e não para o trabalho, assim

Relacionados