A televisão como formadora da subjetividade infantil: o que ela significa para crianças da 2ª fase do 1º ciclo de uma escola periférica de cuiabá

Páginas: 2 (477 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
A TELEVISÃO COMO FORMADORA DA SUBJETIVIDADE INFANTIL: O QUE ELA SIGNIFICA PARA CRIANÇAS DA 2ª FASE DO 1º CICLO DE UMA ESCOLA PERIFÉRICA DE CUIABÁ?
Aline Wendpap Nunes de Siqueira 1
Maria AugustaRondas Speller 1
Marineide de Oliveira da Silva 1

(1. Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso)
INTRODUÇÃO:
A relação da educação com a televisão e participação desteúltimo na formação das subjetividades contemporâneas tornou-se nos últimos tempos um tema de grande relevância, devido ao crescente número de horas que as crianças passam diante da tela de tv. Estudar estetema pode auxiliar de alguma forma a educação infantil, seja apenas proporcionando reflexões acerca do assunto ou mesmo despertando as crianças para um novo olhar em relação aos meios de comunicação,principalmente a televisão. Este trabalho pretendeu analisar como as crianças relacionam-se com a TV: o que dizem dela e que tipos de relações estabelecem com o saber intermediado pela televisão.METODOLOGIA:
A presente pesquisa embasou-se nos estudos da psicanalista Maria Rita Kehl que freqüentemente trabalha questões sociais de grande relevância contemporânea e em publicações do comunicadorEugênio Bucci. Contando ainda com subsídios psicanalíticos das autoras Maria Cristina Kupfer e Maria Augusta Rondas Speller que trabalham na intersecção Psicanálise e Educação. Utilizou entrevistas eGrupo Focal como métodos. Os sujeitos são crianças de seis a oito anos, provenientes de famílias com baixa renda, cursando segunda fase do primeiro ciclo do ensino básico. As reuniões com os quatrogrupos focais (cada um com seis crianças) e entrevistas aconteceram de agosto a dezembro de 2005, na Escola Municipal de Ensino Básico "Oito de Abril" em Cuiabá.
RESULTADOS:
Para os sujeitos, atelevisão é uma grande fonte de entretenimento, consideram-na apenas diversão, tanto é assim que majoritariamente vêem desenhos, os jornais (considerados chatos, porque não os entendem) são vistos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PEDICULOSE EM CRIANÇAS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PIAUÍ
  • Construção da leitura e escrita na 1ª fase do 1º ciclo
  • A escola de educação infantil e a curiosidade das crianças.
  • Escola formadora
  • a televisão e a criança
  • A criança e a televisão
  • “PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL” (TURMA DO 2º ANO DO 1º. CICLO)
  • JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!