A tecnologia evoluiu por que continuamos trabalhando como no s culo passado Galileu Revista

1509 palavras 7 páginas
A tecnologia evoluiu - por que continuamos trabalhando como no século passado? Mesmo com o desenvolvimento tecnológico e o aumento de produtividade, continuamos com a mesma rotina da época de nossos pais. Mas quais mudanças são necessárias para que nosso trabalho acompanhe as evoluções deste século?
18/08/2015 - 10H08/ atualizado 10H0808 / por thiago tanji

Se você compartilha a ideia de que há pouca diferença entre caminhar sobre espinhos e brasa quente e acordar na segunda-feira para mais uma semana de expediente, não se sinta mal: a palavra “trabalho” tem origem no latim tripalium, nome dado a um instrumento de tortura utilizado para punir escravos desobedientes.

De lá para cá, pensadores de diferentes épocas e ideologias observavam o esforço de camponeses, artesãos e operários e davam a maior força para eles — filosoficamente, é claro. “O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade”, dizia o iluminista francês Voltaire. Já o alemão Karl Marx considerava que a produção material era responsável por cimentar os diferentes aspectos de uma sociedade, incluindo a própria concepção de identidade dos seres humanos. Hoje, ao mesmo tempo que a automatização de processos permitiu o aumento de produtividade, ainda convivemos com questões de décadas passadas, como longas jornadas de trabalho, insatisfação com o cotidiano das cidades e a ameaça do desemprego. Governos e empresas têm papel central nessa discussão, mas a busca por mudanças também parte das novas gerações, que desejam algo além do expediente das nove às 18 horas.
Trabalhadores do mundo, uni-vos!
NA PRESSÃO
Aumenta número de brasileiros insatisfeitos
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 7% da população mundial
— ou 400 milhões de pessoas — sofrem de depressão. No Brasil, a doença está na 13ª colocação entre as principais causas que provocam afastamento do trabalho, de acordo com dados de 2015 do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Na cidade de São
Paulo,

Relacionados

  • Genesis revisitado
    96671 palavras | 387 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas