A tecnologia do esgoto a vácuo foi desenvolvida na Suécia no final da década de 50

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015
Esgoto a vácuo
A tecnologia do esgoto a vácuo foi desenvolvida na Suécia no final da década de 50, e a partir dessa época tem sido também utilizado em vários países.
Sua principal característica é aeconomia de água, a qual se dá através da descarga dos vasos sanitários efetuada com apenas 1,2 litros, consequentemente gerando menor volume de esgoto.
Esse sistema foi desenvolvido tendo-se comoideia central a utilização de um diferencial de pressão para a realização da remoção dos dejetos do vaso sanitário e o devido transporte pelas tubulações. Assim, quando da necessidade de uma descargado vaso sanitário, a pressão do ambiente insufla ar para o interior das tubulações do sistema de coleta, uma vez que foi gerado vácuo no interior destas. Tal deslocamento de ar empurra os dejetos dointerior do vaso sanitário a vácuo para o interior da tubulação, utilizando pequena quantidade de água em conjunto para a completa higienização do vaso sanitário. A central de vácuo é o único pontoque requer a utilização de energia elétrica em todo o sistema.

O custo de implantação do sistema a vácuo é elevado, compensando apenas para locais de grande concentração de pessoas, tais como:Shoppings, Aeroportos, Rodoviárias, Indústrias e etc. Conforme relato do eng. Jorge Vinícius S. Neto, responsável pelo setor de manutenção do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o mesmo tem umacirculação diária de 13 mil pessoas. Antes de usar o sistema a vácuo, o sistema instalado nos vasos sanitários consumiam em média 25 m3 de água por dia. Após a implantação do sistema a vácuo, o consumodiário diminuiu para 4 m3, isto significa uma economia de 84%. Relacionando custo benefício do sistema a vácuo é possível recuperar o valor investido num prazo de dois anos, em função da significativaeconomia financeira na conta de água.
É necessário dispor de mão de obra capaz de solucionar eventuais falhas ou problemas técnicos que possam surgir no decorrer do uso constante do sistema.
É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esgoto a vacuo
  • esgoto a vacúo
  • esgoto a vacuo
  • década de 50
  • Década de 50
  • A decada de 50
  • decada de 50
  • decada de 50

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!