A tecnologia como ferramenta de inclusão no ensino superior: dificuldades e possibilidades

Páginas: 40 (9840 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2011
INTRODUÇÃO

“A escola, como instituição de formalização do saber, repensa, atualmente, seu papel diante da realidade do mundo. Uma das questões do atual debate curricular inclui a formação do indivíduo como parte integrante e ativa da sociedade. Esse indivíduo, hoje convive em uma sociedade repleta de informações imediatas, superficiais e rápidas, caracterizadas por um tempode validade sempre curto, características essas que, perigosamente, podem ser transportadas para o que se entende por conhecimento”. (Carneiro, 2002:43).

No entender de Paulo Freire (1989) a sociedade passa por alguns estágios até alcançar uma mudança significativa com o desenvolvimento da consciência crítica. Para, ele quando o homem compreende sua realidade pode levantar hipóteses sobre odesafio dessa realidade e procura soluções. Assim, pode transforma-la e com seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu eu e suas circunstâncias (Freire 1989:30)
Em seu Relatório de Pesquisa, Flávia Amaral Rezende (2005), afirma que a introdução de computadores na educação catalisou mudanças nas salas de aula, porém, ainda, persistem a desorientação, as crenças errôneas e a falta deconhecimento pedagógico entre os professores para aplicar os recursos de Informática na educação formal, em especial no nível Superior. Treinamento operacional não resolveu e nem resolve a questão da mudança da prática docente com o uso das tecnologias da informação e comunicação. Formar docentes para atuar em educação a distância é a chave na implementação desta modalidade no ensino superior,principalmente que uma mudança de qualidade na aprendizagem. Requer mudanças muito mais amplas e complexas, ou seja, exige a compreensão pedagógica do processo de ensino e aprendizagem mediada, demanda o desenvolvimento de competências e habilidades especiais dos docentes e, porque não dizer, dos alunos. Em particular, a educação a distância exige que o docente saiba como transpor sua prática do real parao ambiente mediado por redes telemáticas. Assim, a formação dos docentes deve ser visto como um componente estratégico da mudança na implementação de uma educação a distância de qualidade, implica uma educação com foco no processo de aprendizagem de cada aluno.
A Situação Problema levantada nesse Trabalho Monográfico é de que existe um desinteresse dos jovens por uma escola que já não temo que lhes dizer posto que para estes, a comunicação em rede e o mundo virtual é uma realidade com a qual se convive todos os dias, e que, o mesmo não ocorre com os professores que resistem as mudanças propiciadas pela comunicação em rede, criando uma situação que tem aprofundado as dificuldades de comunicação entre docentes e discentes, repercutindo sobre o desinteresse dos jovens por esse modelode escola estagnada, imersa em uma cultura oral e visual, fomentando cada vez mais o afastamento entre uns e outros. Levantou-se os seguintes questionamentos: Pode a escola manter-se alheia as mudanças? Como diminuir o distanciamento entre docentes e discentes, no tocante a esse desinteresse? Como está sendo a formação desse corpo docente que formarão novos docentes no que concerne ao uso dasnovas tecnologias?
A escola vem sendo confrontada pelo desafio de repensar o seu papel no contexto de outras instituições que informam e formam como os meios de comunicação e as redes virtuais, sendo considerada ainda a espinha dorsal do ensino formal. As muitas reformas não prevêem a sua substituição, mas a sua adequação aos novos tempos, inclusive com a previsão de aumento de tempo mínimode escolarização para a maioria dos empregos. Se os tempos mudam, necessário se faz novas formas de cidadania, o que requer uma nova sociedade. Para Paulo Freire, uma sociedade justa é construída por cidadãos conscientes, livres e participativos. (Streck, 2001: 47 a 49). Para a formação dessa sociedade, Freire propõe sua pedagogia assentada, pois, em dois pilares: conhecimento e consciência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A tecnologia como ferramenta de inclusão no ensino superior: dificuldades e possibilidades
  • As novas tecnologias como ferramentas pedagogicas no Ensino Superior
  • Desafios e possibilidades no ensino superior
  • Dificuldade de Matemática no Ensino Superior
  • Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Superior
  • Ferramentas e possibilidades no ensino EAD
  • Inclusão de surdos no ensino superior
  • Inclusão de deficientes no ensino superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!