a tangerina

Páginas: 7 (1544 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Cultura da tangerina

Várias são as espécies popularmente conhecidas como tangerinas. Tangerinas ou mandarinas Cravo e Ponkan (Citrus reticulata Blanco), Dancy (C. tangerina Hort. Ex Tanaka), Satsuma (C. unshiu Marc.); Mexericas do Rio e Montenegrina (C. deliciosa Tenore), e o híbrido Tangor Murcote obtido do cruzamento entre tangerina e laranja (C. sinensis Osbeck x C. reticulata Blanco).Todas são pertencentes à família Rutaceae, originária da Ásia (China). Representam o segundo grupo de frutas cítricas de importância em área plantada.

Para mudas de torrão, deve-se plantar na estação chuvosa, de outubro a dezembro, estendendo-se o período caso use irrigação. Para mudas de raiz nua, pode-se iniciar o plantio em julho indo até setembro.

As plantas cítricas, apesar de teremdeterminadas exigências em relação aos solos, adaptam-se tanto a solos arenosos como argilosos, ajudando-as nessa adaptação o uso de diferentes porta-enxertos. Os mais indicados para o cultivo comercial são os areno-argilosos, com pH entre 5,0 e 6,0. Não toleram solos impermeáveis, devendo ser evitados solos rasos ou que encharcam com facilidade.

O clima exerce grande influência sobre o vigor elongevidade das plantas cítricas, qualidade e quantidade de frutos. As tangerineiras são favorecidas por climas com temperatura entre 20 e 30 °C e umidade relativa do ar alta. Acima de 40°C e abaixo de 13°C, a taxa de fotossíntese diminui, o que acarreta perdas de produtividade Os frutos produzidos nos climas mais frios, em geral, são mais ácidos e apresentam coloração da casca e do suco mais intensa.Nos climas mais quentes os frutos são mais doces.

A pluviosidade adequada é entre 1800 mm a 2400 mm, com um mínimo aceitável de 1200 mm, bem distribuídos durante o ano, podendo-se suplementar os déficits com irrigação.

Altas temperaturas e umidade proporcionam frutos pouco firmes, cuja senescência se dá rapidamente, com baixa capacidade de armazenamento e altamente suscetíveis às manchas decasca. Por outro lado, possuem um alto conteúdo em sólidos solúveis e baixa acidez. A exposição direta aos raios solares pode provocar queimaduras nos frutos, além de prejudicar a qualidade interna e o tamanho.

Com relação à qualidade interna do fruto, as altas umidades e temperaturas afetam negativamente a qualidade das Clementinas. As Satsumas são as mais indicadas para regiões mais frias.Uso culinário

O uso mais difundido é como fruta fresca de mesa, e também nas formas de suco, doce, compota, licor, sorvete, picolé e coquetéis. Das folhas e flores pode-se fazer chás e infusões de excelente sabor, com finalidades medicinais.

Uso medicinal

Assim como os frutos da laranja, as tangerinas contêm quantidades apreciáveis de sais minerais, principalmente cálcio, potássio, sódioe fósforo, é rica em vitaminas do complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada excelente fonte de vitamina C. Além disso, contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo.

Colheita

Assume-se, para as tangerinas, que o período de formação do pomar engloba os 4 primeiros anos, obtendo-se a primeira colheita comercial no 3º ano após plantio. A produção defrutos aumenta até o 10o ano, quando as árvores são consideradas adultas, atingindo até 200 a 250 kg/planta.

Assim como para as laranjas, é possível planejar um pomar de tangerinas visando obter estação de colheita de frutos mais longa, combinando-se variedades com diferentes épocas de maturação dos frutos, conforme descrito abaixo:

- Precoces - (janeiro-março) – Satsuma, Clementinas
-Meia-estação - (abril-junho) – Cavo, Poncã e Mexerica
- Tardias - (julho a outubro) - Murcote

Deve-se lembrar que a época de colheita e a qualidade dos frutos de cada variedade também são influenciadas pelas condições climáticas do local de cultivo, bem como dos tratos culturais dispensados ao pomar.

Área mínima: Pode ser cultivada em áreas de dimensões variáveis, inclusive em pequenos pomares e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tangerina dancy
  • Licor de Tangerina
  • tangerina, mexirica
  • Produção do suco de tangerina
  • Monográfia
  • I Semin Rio Estadual De Tangerina Ponkan

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!