A supervisao educacional em perspectna histórica: da função à profissão pela mediação da idéia*

8523 palavras 35 páginas
A SUPERVISAO EDUCACIONAL EM PERSPECTNA HISTÓRICA: da função à profissão pela mediação da idéia*

Dermeval Saviani[1]

O convite para participar dessa obra coletiva num momento em que estou desenvolvendo o projeto de pesquisa "História das idéias pedagógicas no Brasil" me instigou a rastrear, no âmbito da história da educação, de modo geral, e da história das idéias pedagógicas, em particular, a questão referente à supervisão educacional. Ao refletir sobre esse tema pareceu-me, grosso modo, que a função supervisara, implicitamente, acompanha a ação educativa desde suas origens. Na medida em que essa função vai sendo explicitada, esboçando-se no espírito a idéia de supervisão, isto é, a representação mental da função supervisara, abre-se o caminho para, bem mais tarde, se colocar a questão da ação supervisara como profissão, isto é, como uma especialidade com contornos definidos implicando determinadas qualificações que exigem uma formação específica.

Arma-se, assim, o eixo analítico-reflexivo do presente texto representado pelo movimento por meio do qual a ação supervisara passa da condição de função para a de profissão, pela mediação da idéia de supervisão. Com efeito, para que uma função seja organizada como profissão é preciso que ela seja destacada do âmbito em que opera, o que implica um processo de abstração no qual a idéia é construída. Nesse processo a função é definida, isto é, identifica-se o que é próprio dela e que a distingue das demais, especificando-se os seus atributos. Chegado a esse estágio, se trata de uma função que, além dos requisitos teóricos apontados, se impõe como uma tarefa que, na divisão técnica e social do trabalho requer agentes especializados, ela tenderá, então, a ser organizada com o status de profissão.

Guiado pelo eixo acima indicado proponho-me, pois, a trabalhar o tema da supervisão educacional em três momentos sucessivos, mas articulados: a função supervisara, a idéia de

Relacionados

  • A supervisao educacional em perspectna histórica: da função à profissão pela mediação da idéia*
    8523 palavras | 35 páginas