A supervisao educacional em perspectna histórica: da função à profissão pela mediação da idéia*

Páginas: 35 (8523 palavras) Publicado: 11 de março de 2012
A SUPERVISAO EDUCACIONAL EM PERSPECTNA HISTÓRICA: da função à profissão pela mediação da idéia*

Dermeval Saviani[1]

O convite para participar dessa obra coletiva num momento em que estou desenvolvendo o projeto de pesquisa "História das idéias pedagógicas no Brasil" me instigou a rastrear, no âmbito da história da educação, de modo geral, e da história dasidéias pedagógicas, em particular, a questão referente à supervisão educacional. Ao refletir sobre esse tema pareceu-me, grosso modo, que a função supervisara, implicitamente, acompanha a ação educativa desde suas origens. Na medida em que essa função vai sendo explicitada, esboçando-se no espírito a idéia de supervisão, isto é, a representação mental da função supervisara, abre-se o caminhopara, bem mais tarde, se colocar a questão da ação supervisara como profissão, isto é, como uma especialidade com contornos definidos implicando determinadas qualificações que exigem uma formação específica.

Arma-se, assim, o eixo analítico-reflexivo do presente texto representado pelo movimento por meio do qual a ação supervisara passa da condição de função para a de profissão, pela mediaçãoda idéia de supervisão. Com efeito, para que uma função seja organizada como profissão é preciso que ela seja destacada do âmbito em que opera, o que implica um processo de abstração no qual a idéia é construída. Nesse processo a função é definida, isto é, identifica-se o que é próprio dela e que a distingue das demais, especificando-se os seus atributos. Chegado a esse estágio, se trata de umafunção que, além dos requisitos teóricos apontados, se impõe como uma tarefa que, na divisão técnica e social do trabalho requer agentes especializados, ela tenderá, então, a ser organizada com o status de profissão.

Guiado pelo eixo acima indicado proponho-me, pois, a trabalhar o tema da supervisão educacional em três momentos sucessivos, mas articulados: a função supervisara, a idéia desupervisão e a profissão do supervisor.

A função supervisora

Se se entende a supervisão como a "ação de velar sobre alguma coisa ou sobre alguém a fim de assegurar a regularidade de seu funcionamento ou de seu comportamento" (Foulquié, 1971:452) vê-se que mesmo nas comunidades primitivas, onde a educação se dava de forma difusa e indiferenciada, estava presente a função supervisara. Defato, esse tipo de sociedade se caracterizava pelo modo coletivo de produção da existência, isto é, os homens se apropriavam coletivamente dos meios de vida fornecidos diretamente pela natureza para satisfazer suas necessidades existenciais. Por isso essa forma social é denominada "comunismo primitivo".

Portanto, os homens não estavam, ainda, divididos em classes e produziam sua existência emcomum e, assim fazendo, se educavam.

Agindo sobre a natureza, coletando frutos, caçando, pescando, cultivando a terra, apascentando animais e se relacionando uns com os outros, eles se educavam e educavam as novas gerações.
No contexto dessas sociedades primitivas a educação coincidia com a própria vida, sendo, pois, uma ação espontânea, não diferenciada das outras formas de açãodesenvolvidas pelo homem. E, não se podendo falar de educação em sentido estrito também, obviamente, não se poderia falar de ação supervisora em sentido próprio. Entretanto, apesar disso ou, mais propriamente, exatamente por isso, já se fazia presente, aí, a função supervisara. Com efeito, a ação educativa era exercida pelo ambiente, pelo meio, pelas relações e ações vitais desenvolvidas pela comunidadecom a participação direta das novas gerações, as quais, por essa forma, se educavam. Os adultos educavam, então, de forma indireta, isto é, par meio de uma vigilância discreta, protegendo e orientando as crianças pelo exemplo e, eventualmente, por palavras; em suma, supervisionando-as, já que, de acordo com Kieffer, "a supervisão deve aparecer aos olhos dos alunos como uma simples ajuda às suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Supervisão Educacional em Perspectiva Histórica: da função à profissão pela mediação da ideia.
  • Supervisão Educacional Por que ser?Qual o interesse nessa profissão?
  • Supervisão educacional
  • A supervisão educacional
  • Supervisão educacional
  • Supervisão Educacional
  • Supervisão educacional
  • A Supervisão Educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!