A Subger ncia de Vigil ncia de Alimentos

1466 palavras 6 páginas
Vigilância sanitária de Alimentos

A Subgerência de Vigilância de Alimentos, da Gerência de Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços de Interesse à Saúde, da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) desenvolve atividades que visam o controle da qualidade dos alimentos e dos serviços a eles relacionados, tendo em vista a preservação e promoção da saúde da população.
Estas atividades estão divididas conforme os itens abaixo:
Inspeções sanitárias
A inspeção sanitária é uma das medidas nas ações da Vigilância Sanitária que tem como objetivo eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população.

A Equipe Técnica de Vigilância de Alimentos é composta por profissionais de nível superior – Nutricionistas, Médicos Veterinários, Farmacêuticos – sendo estes técnicos credenciados para exercer estas atividades.
A relação das Autoridades Sanitárias é publicada no DOC .
As Inspeções Sanitárias são realizadas para atender principalmente as seguintes demandas:
· Denúncias captadas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC);
· Solicitações efetuadas por outros órgãos públicos tais como PROCON, Ministério Público entre outros;

· Licença de Funcionamento com a emissão do Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVS).

Doenças de Transmissão Alimentar

Realização de investigação sanitária em estabelecimentos envolvidos com agravos transmitidos por alimentos. A Vigilância à Saúde das DTA tem como objetivo a detecção dos fatores desencadeantes, diagnósticos e tratamento precoce das doenças e principalmente medidas de prevenção para as não ocorrências das DTA. As principais atividades desenvolvidas são:
Coordenar, supervisionar, assessorar, treinar e capacitar tecnicamente todas as atividades de Vigilância à Saúde de todas às SUVIS das 31 Subprefeituras;
Coordenar, supervisionar, assessorar, realizar e/ou complementar tecnicamente as ações de investigação à Saúde na realização de inquéritos de DTA e inspeções sanitárias dos

Relacionados