A stralkk

1050 palavras 5 páginas
Freud, Sigmund e Josef Breuer Psicanálise: Estudo sobre a histeria, Rio de janeiro, Imago Editora. 350pags.
Resumo
O livro deste fichamento traz Sigmund Freud expondo sinteticamente suas ideias a um publico não especializado. Os principais conceitos da psicanalise que acabavam de surgir a partir de pesquisas realizadas por Freud e Breuer e outros médicos interessados são esboçados nas lições deste livro, tais como consciente, inconsciente, repressão, transferência, associação livre, entre outros.
Citações
“ e a natureza dos estados que torna impossível uma reação ao acontecimento”. “E claro que ambas as espécies de condições, podem estar presentes ao mesmo tempo, e isso de fato ocorre com frequência”. (pag23).
Método Psicoterápico (...) “ele põe termo a força atuante da representação que não fora ab-reagia no primeiro momento. Ao permitir que seu afeto estrangulado encontre uma saída através da fala; submete essa representação à correção associativa, ao introduzi-la na consciência normal( sob-hipnose leve) ou elimina-la por sugestão do médico, como se faz no sonambulismo acompanhado de amnésia”. (pag28). “Acostumei-me a considera incompleta qualquer historia que trouxesse nenhuma melhora, e aos poucos me tornei capaz de ler nos rostos dos pacientes se eles não estariam ocultando uma parte essencial de suas confissões”. (pag65).
“consideramos os sintomas histéricos como efeitos e resíduos de excitação que atuaram sobre o sistema nervoso como traumas. Não há permanência de resíduos dessa natureza quando a excitação original é descarregada por ab-reação ou pela atividade do pensamento. Devemos considerar o processo como se uma soma de excitação atuando sobre o sistema nervoso, se transformasse em sintomas crônicos, na medida em que não fosse empregada em ações externas na proporção de sua quantidade”. (pag69-70). “ As lembranças patogênicas, se acham ausentes dos pacientes quando em estado psíquico normal, ou só se fazem presente de forma

Relacionados