A sociologiacomo ciência

Páginas: 3 (660 palavras) Publicado: 29 de março de 2012
A Sociologia como ciência

Sua inclusão no rol das ciências humanas ou naturais é uma questão bastante polêmica. Difere da maioria das ciências exatas. A sociologia è um campo descritivo, analíticoe explicativo. Os objetivos de qualquer ciência devem ser compreender e controlar o que constituem o seu objeto de estudo. Os seus fundamentos devem ser a observação cuidadosa, o seu registro exato eseu fim último é o de ordenar os fatos em leis gerais coerentes. A sociologia não pode usar de previsibilidade matemática. Por que trata do universo social e Humano. Ela é uma Ciência ainda emestagio primário, mas que se coloca face ao seu objeto de estudo com atitude realmente Científica. Usa o método experimental e completa suas pesquisas com outros métodos e técnicas, tais como; Ocomparativo, o estudo de caso, o estatístico, o histórico, a entrevista, os questionários e formulários.

A palavra CIÊNCIA está relacionada diretamente com verdade, precisão, laboratórios, tecnologia, curae outros. Desde a sua origem, a Sociologia tem sido objeto de grandes controvérsias relativas à sua condição de ciência. Diz-se da disciplina que, tem muitos métodos e poucos resultados, pequenacapacidade de previsão, várias explicações para o mesmo fenômeno e, sobretudo, que se mistura facilmente com as representações sociais, o senso comum e as ideologias.
Um grande sociólogo alemão, NorbertElias, divide a realidade pesquisada pela ciência em três grandes sistemas - o físico, o biológico e o social. Sugere, ainda, que a previsibilidade dos fenômenos encontrados nesses três sistemasvaria de acordo com a sua complexidade. Assim, o mundo físico apresentaria um sistema menos complexo e mais previsível; o mundo social constituiria um sistema mais complexo e menos previsível; o mundobiológico ficaria numa situação intermediária.

Podemos ilustrar o raciocínio acima proposto, a partir de três exemplos relativos aos três sistemas indicados:

a) Cometas – os físicos, a partir de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ciência e as ciências
  • ciências ciências
  • ciências
  • O que é ciência
  • CIENCIAS
  • ciencias
  • ciencias
  • Ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!