A Sociologia e o Mundo Moderno

Páginas: 8 (1961 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013
A Sociologia e o Mundo Moderno
- Prólogo:
* “A Sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno” (meados do século XIX).
* Está inserida no presente que bem estudado, permite que se tenha vestígios do passado e perspectivas do que virá no futuro.
* Surge quando o mundo passa por grandes transformações histórico-sociais – burgueses, operários, camponeses, intelectuais, artistas epolíticos; mercado, mercadoria, capital, tecnologia, força de trabalho, lucro, acumulação de capital e mais valia; sociedade, estado e nação; divisão internacional do trabalho e colonialismo; revolução e contra-revolução.
* Principal símbolo do Mundo Moderno: o capital – conotações sociais, políticas, culturais e econômicas – exerce uma espécie de missão civilizatória, em cada país e continente, no mundo,marcando uma nova fase da humanidade.

- Princípios Explicativos:

* As correntes do pensamento filosófico do século XVIII e começo do XIX (liberalismo, iluminismo, jacobismo, conservantismo, romantismo e evolucionismo) foram de grande importância para as ciências Sociais e principalmente para a Sociologia.

* As análises (paradigmas) das Ciências físicas e naturais foram trazidas para ocampo da sociedade, cultura e história, influenciando, ainda hoje, a reflexão de sociólogos.

* Era importante criar novos procedimentos de reflexão para enfrentar a vida social moderna. Nesse sentido é que Filósofos contribuíram para novos procedimentos de reflexão.

* As duas influências : paradigmas das ciências físicas e naturais e sugestões epistemológicas dos Filósofos foram de grandeimportância para a Sociologia – possibilitando a preocupação tanto com a realidade social quanto com o processo do conhecimento.

* A sociologia divide-se em tendências e escolas, teorias, interpretações. Compreende produções que se poderiam classificar em termos tais como os seguintes: evolucionismo, organicismo, positivismo, formalismo, funcionalismo, estruturalismo, estrutural-funcionalismo,fenomenologia, historicismo e outros.
Há grandes teorias – alcançam a sociedade como um todo, em seus movimentos gerais e particulares, em suas diversidades, disparidades e contradições – compreendem relações, processos e estruturas de dominação política e apropriação econômica;
Há teorias de médio alcance – que privilegiam o pequeno grupo social, o cotidiano e situações micro.

* Teorias ligadasas sugestões epistemológicas das ciências físicas e naturais – são aquelas que privilegiam a indução quantitativa, a construção de variáveis, índices, indicadores, modelos, sistemas;

*Teorias fundamentadas nas sugestões epistemológicas das ciências históricas, ou do espírito – são aquelas que privilegiam o enfoque qualitativo, a descoberta de relações, processos e estruturas responsáveis pelosmovimentos da sociedade.

* Teorias inspiradas na fenomenologia existencialista – que privilegiam a intuição, a circunstância, o cotidiano, o efêmero, o singular.

* Apesar das diversa linhas de pensamento, se reduz a três princípios básicos: causação funcional (Spencer, Comte, Durkheim, Parsons, Merton, Touraine e outros), conexão de sentido(Dilthey, Richert, Weber, Toennies, Nisbet eoutros) e contradição (Marx, Engels, Lenin, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Lukacs, Gramsci, Goldmann e outros).

* Apesar de serem recorrentes em diversas produções sociológicas esses e outros autores não se restringem a eles, havendo variações e tentativas de inovação.

* Os princípios explicativos bastante utilizados por sociólogos no século XIX e XX compreendem estilos de pensamento distintos. “Sãoformas de explicação e fabulação dessa sociedade.”

-Desafios da Revolução Social:

* As transformações e crises provocadas pelo processo de consolidação da burguesia e desenvolvimento de uma sociedade capitalista constitui outra matriz da Sociologia.
* As lutas sociais urbanas e rurais multiplicam-se à medida que se desenvolve e consolida a ordem social burguesa.
* O tema da revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A SOCIOLOGIA E O MUNDO MODERNO
  • sociologia e o mundo moderno
  • Fichamento
  • A SOCIOLOGIA E O MUNDO MODERNO
  • Sociologia e o mundo moderno
  • A sociologia eo mundo moderno
  • Sociologia e o Mundo Moderno
  • SOCIOLOGIA NO MUNDO MODERNO.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!