A sociologia no brasil

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Aluna: Silvana Marinho de Melo

Disciplina: Sociologia

Professor: Rodnei S. Almeida

2º período



A SOCIOLOGIA NO BRASIL



Introdução

No Brasil, podemos distinguir nitidamente, na evolução da Sociologia, dois períodos bem configurados (1880-1930 e depois de 1940), com uma im- portante fase intermédia de transição (1930-1940). No primeiro, é prati- cada por intelectuais nãoespecializados, interessados principalmente em formular princípios teóricos ou interpretar de modo global a sociedade bra- sileira. Além disso, não se registra o seu ensino, nem a existência da pesqui- sa empírica sobre aspectos delimitados da realidade presente.Depois de 1930 ela penetra no ensino secundário e superior, começa a ser invocada como instrumento de análise social, dando lugar aoapareci- mento de um número apreciável de cultores especializados, devendo-se notar que os primeiros brasileiros de formação universitária sociológica adquirida no próprio país formaram-se em 1936. O decênio de 1930, rico e decisivo, pode ser considerado fase transitória para o atual período que, iniciado mais ou menos em 1940, corresponde à consolidação e generalização da sociologia como disciplinauniversitária e atividade socialmente reconhecida, assinalada por uma produção regular no campo da teoria, da pesquisa e da aplicação.

Resumo

A sociologia no Brasil começou a se desenvolver como ciência no século XIX a partir de estudos sobre os conflitos entre classes sociais. Os estudiosos da área dividem o desenvolvimento da sociologia no Brasil em quatro períodos:

1 - Do final doséculo XIX até a década de 1930 – Fase de elaboração da sociologia brasileira;
2 - De 1930 a 1945 - Início da institucionalização da sociologia brasileira;
3 – A partir de 1945 - Período da consolidação da sociologia brasileira;
4 – Depois de 1950 - Pleno desenvolvimento da ciência, com aprofundamento dos temas.

A sociologia no Brasil começou com o chamado “período dos pensadores sociais”, quesofria grande influência do pensamento sociológico europeu e americano. Essa fase foi marcada por características do pensamento iluminista, o positivismo e o evolucionismo.
Nessa primeira fase também são realizados estudos sobre a antropologia física e cultural no Brasil. Nina Rodrigues e Roquette Pinto realizaram estudos antropológicos desse tipo com os negros de Salvador e com os índios.
Outrosimportantes sociólogos desse período foram Fernando de Azevedo (1884-1974) e Florestan Fernandes. Nesse tempo, os temas conexão entre o Direito e a Sociologia, Literatura, condições sociais, Estado e organização social eram frequentes nos estudos sociológicos.
A segunda fase da sociologia brasileira começou já no século XX, com o desenvolvimento de uma análise histórico-geográfica do país e aintervenção racional no processo social.
Na década de 1920 a sociologia passou a ser ministrada nas escolas normais.Nesta fase, as ideias sociológicas passaram a discutir problemas sociais, como urbanização, migração, analfabetismo e pobreza.

No período seguinte, o da institucionalização da sociologia no Brasil, houve o fortalecimento da “sociologia científica”, baseada no paradigmaestrutural-funcionalista.

Em 1930 o país ganhou a Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo. Nessa época, o país recebeu sociólogos como Jacques Lambert e Levi-Strauss.Caio Prado Júnior e Gilberto Freyre foram os nomes de destaque no país nesse período.
A consolidação da ciência no país começou durante a redemocratização, com a renúncia de Getúlio Vargas. Em 1954, a Universidade de São Paulopassou a contar com um grupo de sociologia que era liderado pelo sociólogo Florestan Fernandes.Nesse momento, as relações raciais e a industrialização se tornaram os temas mais recorrentes dos estudos no Brasil.

A quarta fase da sociologia brasileira aconteceu durante o pleno desenvolvimento da industrialização e depois do Golpe Militar de 1964.
Entre 1960 e 1970 os temas contemporâneos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia no Brasil
  • Sociologia no Brasil
  • Sociologia no Brasil
  • Sociologia no brasil
  • A sociologia no brasil
  • sociologia no brasil
  • A sociologia no Brasil
  • A SOCIOLOGIA NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!