A sociologia no brasil – antônio candido de melo e sousa

Páginas: 4 (830 palavras) Publicado: 8 de março de 2013
A Sociologia no Brasil ¹ – Antônio Candido de Melo e Sousa

Logo na introdução do texto o autor discorre a respeito de como se deu a sociologia em seu primeiro momento no Brasil. Com enceto nofinal do séc. XIX ao início do séc. XX, ele define essa inserção em dois momentos distintos. O primeiro tem sua característica principal pelo pioneirismo de intelectuais não especializados na área,principalmente em busca de conhecimento sociológico que abrangesse a interpretação social. O segundo é marcado pela inserção da disciplina de sociologia nos ensinos médios e fundamentais das instituições deeducação brasileira.
Antônio Candido também destaca o importante papel do direito e do evolucionismo para a formação dessa nova vertente. Essa influência se deu primeiramente por juristas com oproposito administrativo de separar a vida econômica da estrutura politica. Tal interpretação resultou na elaboração de uma orientação cientifica que era composta pelos próprios juristas, sobretudo porengenheiros e médicos, que juntos acarretaram ainda que involuntariamente na primeira divisão das esferas sociais, auxiliando em elaborações de leis e parlamentos.
Grandes partes das concepçõessociológicas que perduram ate os dias atuais foram alicerçadas por essa herança ‘jurista filosófica’. Já o Evolucionismo ainda que de origem Europeia, satisfez a realidade da época se adequando asnecessidades do Brasil. À preocupação com superar os erros cometidos no passado e alcançar os objetivos aspirados para o futuro, distingue de forma impar a presença evolucionista na formação da Sociologialocal.
Com a publicação das primeiras atuações sociológicas, Antônio Candido destaca diversos autores que marcaram com suas importantes obras, dentre eles posso citar nomes como os de Silvio Romero quecom sua obra Introdução à história da literatura brasileira (1881), estabelece diretrizes que por muito tempo guiam as concepções sociológicas do Brasil, e Lívio de Castro um médico que deu sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antonio Candido
  • antonio candido
  • Antônio candido
  • Antonio Candido
  • antonio candido
  • Antonio Candido
  • Antonio Candido
  • Resenha Antonio Candido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!