A sociedade e a informação

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
A SOCIEDADE E A INFORMAÇÃO


a) A sociedade da informação e do conhecimento utiliza, predominantemente, as tecnologias de informação e comunicação para troca de informação, para interação entre os indivíduos, para produção de conhecimento, recorrendo a métodos e práticas em permanente renovação. Aceder à informação e ao conhecimento implica mudanças e adaptações. “No domínio da cultura, doconhecimento e da educação, as alterações fazem-se sentir mais rotundamente e com maior emotividade” (Pérez Tornero, 2007, p.12).
A sociedade atual, uma sociedade em rede caracteriza-se pela expansão do seu território de atuação. A globalização expande as fronteiras da comunicação para além do espaço físico, favorecendo a criação de um novo espaço – o virtual. A produção e circulação dainformação na aldeia global são aceleradas, criando um problema – o da seleção e tratamento de informação. Cada vez mais, e rapidamente se produz informação o que dificulta a filtragem da mesma pois a instantaneidade facilitada pelos meios de comunicação é constante. A persistente atualização e formação, por parte dos indivíduos e das instituições, são imprescindíveis na aprendizagem ao longo da vida deforma a absorver as novas terminologias e os novos recursos tecnológicos. Considero que o excesso de informação não é sinónimo de qualidade e que a coerência de informação é um desafio indicativo do sucesso da mesma. Numa sociedade em rede, o acesso, a procura, a seleção, a compreensão da informação e o desenvolvimento de competências são referências desafiantes e a investir. Coagido pelas própriasnecessidades e inquietudes, os indivíduos recorrem às tecnologias, criando uma analogia, nem sempre harmoniosa e natural, entre a realidade virtual e a virtualidade real. Neste novo contexto social, compete ao indivíduo ser livre, criativo e ter a capacidade de utilizar de forma crítica, consciente e proveitosa os meios tecnológicos.
b) A sociedade de informação marca uma nova era da informaçãoque reclama e torna imperativo uma nova evolução. “Uma educação que prepare as pessoas para a sociedade da informação tem de ser constituída em torno da aprendizagem e não do ato de ensinar” (Meirinhos, 2000, p.7). A escola atual tem de adaptar-se pois tem “(…) um papel fundamental em todo o processo de formação de cidadãos aptos para a sociedade da informação (…)” (Missão para a Sociedade daInformação (MSI), 1997, p.43). Neste novo sistema, o aluno deve ser parte integrante e ativa do processo de aprendizagem. Partindo e partilhando deste pressuposto, considero que a escola atual deve e tem a obrigação de renovar o registo comunicativo com o seu público – os alunos, os funcionários, os docentes e toda a comunidade envolvente. Uma reorientação que implica desafios à escola, enquantoinstituição detentora do conhecimento e do saber e, consequentemente alguns constrangimentos e inseguranças ao tradicional papel do professor. Pois, “as escolas e as universidades já não são os únicos centros da racionalidade e do progresso científico e social, ou as únicas entidades que controlam a distribuição do saber social” (Pérez Tornero, 2007, p.33). Na sociedade da informação, o ato educativoimplica uma nova interpretação do conceito de aprendizagem ao longo da vida, mais direcionado para a formação do aluno, no seu todo enquanto cidadão ativo e interveniente na sociedade global. “A educação deve ser centrada no agente que aprende” (Meirinhos, 2000, p.7). A aprendizagem na sua simbiose teórica e prática, a dimensão cognitiva e a aquisição de competências e atitudes comportamentaisacarreta transformação e renovação de valores, de normas e regras. Considero pertinente que este processo de renovação não implique rutura, mas a substituição por algo novo com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar, isto é, que funcione como um estímulo à instituição escola e ao papel de professor. Não obstante os condicionalismos sociais, económicos e culturais, a escola para dar resposta às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade da informação
  • Sociedade da Informação
  • A sociedade da Informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da Informaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!