A Sociedade Romana do Alto Império

Páginas: 2 (353 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013

A Sociedade Romana do Alto Império
Cardoso, Ciro Flamarion
Araujo, Sônia Regina Rebel

A sociedade romana imperial era dividida em duas principais partes: a camada superior e inferior, na qualera controlada pelas propriedades da hierarquia ‘’dominantes’’ onde separava dos outros grupos sociais. A desigualdade social no Alto Império funcionava na exploração da camada inferior, cujosmembros não possuíam terras nem meios próprios, participavam diretamente da produção e alimentavam a camada superior com o produto do seu trabalho, os membros superiores detendo dos meios de produção, nãoparticipavam do trabalho produtivo e viviam do lucro das riquezas acumuladas. (pg.86,87)
A distinção dos romanos e, passou a ter uma considerável atuação na cidadania romana, definido pelas elitessócias juridicamente, mas tarde ingenui (homens livres) onde tiveram uma grande distinção de status nas estruturas sociais pré-modernas, escravos e libertos partilhavam o mesmo espaço social, mas numacondição muito melhor. (pg.90)
A plebe rústica (pobres do campo) vem a ser a população rural maior que a plebe urbana (pobres da cidade) na quais ambas são caracterizadas por uma composição socialheterogênea. Sociedade de classes e estamental, a diferencia que a sociedade de classes há mobilidade social, coisa inaceitável a sociedade estamental quem é da realeza não vira plebeu. (pg.91, 92,93)
Osescravos do alto império se constituem, por tal “Mercadoria peculiar’' na qual sua vida de escravo depende em grande parte da disposição dos senhores (amos) a ambigüidade da escravidão “coisificação’’e humanização, o emprego da violência,reconhecida pelo estado(elemento de diferenciação entre escravos e homens /mulheres livres(objeto sexual), os senhores de escravos tinham series mecanismos depunição para seus escravos até a morte,a inexistência de personalidade jurídica não punia o proprietário ,já os escravos se agredissem seu proprietário seriam condenados a morte.Alguns escravos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imperio romana
  • ALTO IMPÉRIO
  • sociedade romana
  • Sociedade romana
  • A Sociedade Romana
  • Sociedade Romana
  • Sociedade romana
  • Sociedade Romana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!