A SOCIEDADE EMPENHADA NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL

Páginas: 8 (1943 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1. TEMA:

A inclusão escolar e social.

2. TITULO:

A sociedade empenhada na inclusão social e escolar.

3. OBSERVAÇÃO:

A inclusão, escolar e social, exige mudança de mentalidade, mudança nos modos de vida, muitas reflexões e, como princípio fundamental, valorizar a diversidade humana. É preciso conhecer e entender como a inclusão se efetiva, que mudanças são necessárias para aaceitação dos diferentes.
Deve-se conhecer a posição de educadores e familiares sobre ações de aceitação dos diferentes.As maiores dificuldades estão no não reconhecimento do outro como diferente e na não aceitação dessa diferença.

4. OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

Buscar métodos de formação e informação para que a nossa sociedade se movimente para a adaptação e aceitação da inclusão comosendo direito do ser humano.

Objetivos específicos:

Avaliar como os profissionais da educação tem se formado para receber alunos com deficiência.
Buscar exemplos que estão dando resultado de inclusão escolar.
Promover projetos e formação para educadores e pais de deficientes sobre a inclusão.
Identificar as dificuldades e propor meios de adaptação das escolas.
Conscientizar a sociedade pormeio de meios de comunicação.

5. JUSTIFICATIVA:

A pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo verificar se os pais, familiares e educadores conhecem os direitos dos deficientes, se concordam com a inclusão escolar e mais do que isso se estão preparados para essa inclusão.
Para Nilza Sanches Tessaro, varias experiências já realizadas sobre essa inclusão tanto professores quanto alunosencontram varias dificuldades envolvidas nesse processo como a discriminação, a falta de infra estrutura das nossas escolas e até da arquitetura das nossas cidades, a falta de capacitação de profissionais envolvidos, mas, sobretudo a falta de conhecimento por parte dos pais sobre a importância e o direito dos deficientes à inclusão social e escolar.
A legislação não prevê a multiplicidade dequestões que podem surgir a partir da inserção de um aluno com deficiência na turma considerada “normal“. Por isso a escola deve tratar da questão com eficiência, oferecendo acompanhamento educacional e pedagógico que acompanhe todas as situações e promovam o acompanhamento de cada aluno, tanto no âmbito escolar quanto nas relações com a família, elaborando propostas que possibilitem o acompanhamentodos resultados e a participação de todos os atores envolvidos na ação educativa.
A omissão da família é consequência de uma série de fatores, especialmente as atribuições profissionais dos pais, explicadas como necessárias para manter um padrão de vida adequado, ou simplesmente para garantir o “pão de cada dia” e a educação dos filhos nas famílias economicamente menos favorecidas
Trabalhar com ainclusão é acreditar que todos são capazes de contribuir para uma transformação social, dentro dos princípios da igualdade, da solidariedade e da convivência respeitosa entre os indivíduos. Além disso, o processo de inclusão viabiliza a possibilidade de se buscar alternativas de permanência sabendo respeitar o ritmo do próximo e elevando a auto-estima e, sobretudo banindo em definitivo o hábito deexcluir que tanto tem empobrecido a sociedade brasileira.



6. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Quando fala-se em inclusão, é importante assinalar que não estamos nos referindo a um modismo, ou apenas a tendências mais recentes. A inclusão não surgiu por acaso. É fruto de um momento histórico e faz parte de um sistema social e econômico em transformação. Portanto, para entendê-la é precisoreportar as suas origens históricas. Como a Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais realizadas em Salamanca (Espanha, 1994), na qual, foi firmado um compromisso com educação para todos, ficando decidida à inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais no sistema comum de educação que atenda as necessidades de cada um e promova a sua aprendizagem. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e a inclusão escolar
  • INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
  • inclusão social escolar
  • Inclusão Social de Detentos na Sociedade
  • Inclusão Social: a Empresa e a Sociedade
  • paper inclusão na sociedade e no ambiente escolar
  • Da inclusão escolar a inclusão social: a situação do surdo
  • DA INCLUSÃO ESCOLAR A INCLUSÃO SOCIAL: A SITUAÇÃO DO SURDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!