A Sociedade Dos Poetas Mortos

Páginas: 7 (1653 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015


Licenciatura Letras Português

















INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS





















APUCARANA
2014
BRUNO FELIX
















“SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”

Atividade de Interpretação







Trabalho apresentado à disciplina de Introdução aos Estudos Literários, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR, Campus de Apucarana, ministrada pela Professora Patrícia Fuza.APUCARANA
2014
1-Naquele tempo a rigidez da educação era muito forte, a academia tinha uma ótima reputação no sentido de ensinar dentro dos padrões da educação da forma mais culta possível. A tradição e a disciplina que o colégio adotava chamam atenção dos pais dos alunos, de terem a certeza de que seus filhos sairão preparados para a universidade e para a vida. No começo do filme mostrauma espécie de ritual, uma vela acesa passada aos alunos representando a luz do conhecimento, esta luz que foi passada de aluno para aluno a mais de um século, todo o início de cada semestre e fazendo sempre a mesma pergunta aos alunos. Quais são os quatro pilares? Tradição, honra, disciplina e excelência. Era uma forma de a academia passar a base de seus princípios, a doutrina e a metodologiaensinada.
2- Tradição, honra, disciplina e excelência. A tradição de formar alunos a mais de cem anos com os mesmos princípios e metodologia. Honra de formar alunos dignos de poder ingressar a qualquer faculdade do país. Disciplina de poderem sair da academia já predeterminados de seguir focados as suas faculdades. Excelência em suas capacitações e suas qualificações e habilidades.
3- O primeirocontato com o professor John Keating, inicialmente foi de muito respeito ao entrar todos ficaram em silêncio, depois de desconfiança, pois ele entra assobiado, um comportamento incomum de um professor daquela academia, o professor os chama para irem até uma sala de fotos de ex-alunos, com o intuito de mudar a concepção de seus alunos, mostrando fotos de ex-alunos que já se foram e “viraram adubo”, maisdeixaram um legado, “carpe diem”, ou seja, aproveite o dia. Fazendo com que tenham uma divisão de valores e pensamentos.
4- a) No primeiro momento, ele pede para que os alunos arranquem as páginas de seus livros de literatura, toda a introdução com o enunciado “Compreender a Poesia”, quebrando regras e passando aos seus alunos que não se pode aprender poesia como se estive-se instalando um cano,ou como se fosse um concurso e sim com paixão, amor, que a poesia vem de dentro da pessoa, porque todas as pessoas independentes de suas profissões tem sentimentos e poesia é sentimento.
b) No segundo momento, ele passa a literatura aos alunos não apenas na forma de sua construção e estruturação, mas sim na sua forma plena, extraindo dos textos a forma mais prazerosa de se ler e entender umtexto. Em outro estante o professor sobe em cima de sua escrivaninha, e os pergunta. O que é que eu estou fazendo aqui? Todos ficam pasmos sem saber o que estava acontecendo, quando ele passa aos alunos que esta em cima da mesa, para lembrá-los que as coisas têm que ser olhadas constantemente de formas diferentes, e pede para que os alunos subam também, para que terem essa visão, de que muitas vezesàs coisas que nos são apresentadas, não são exatamente como são, e que temos sempre olhar de forma diferente. Ao ler, não tirar conclusão apenas do pensamento do autor, e sim as suas conclusões próprias.
c) E outro momento o professor leva os alunos a um campo de futebol, fazendo a junção de esporte e poesia, antes de cada chute ao gol eles liam um trecho de um poema. Passando aos alunos que noesporte os atletas dão o seu melhor de si, juntando o prazer com a responsabilidade.
5- "Aprenderão a saborear palavras e linguagem e isso pode mudar o mundo"
Ler o texto, não porque apenas tem que ler um texto, e sim saboreá-lo, entender, refletir, extrair ao máximo e levar esse conhecimento para vida, quebrar barreiras, sair do convencional.
"Lemos e escrevemos poesia porque somos humanos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crítica de Sociedade dos Poetas Mortos
  • Filme sociedade dos poetas mortos
  • Sociedade dos poetas mortos
  • a sociedade dos poetas mortos
  • Sociedade dos Poetas Mortos
  • Sociedade dos Poetas Mortos
  • Sociedade dos poetas mortos
  • Sociedade dos poetas mortos (filme)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!