A sociedade de cinsumismo

1689 palavras 7 páginas
Introdução
O conceito de sociedade de consumismo é um dos conceitos usados para caracterizar a época contemporânea, que é a era das massas. Os Estados Unidos da América foram o primeiro pais em que se verificou a sociedade de consumismo, já a pois a primeira grande guerra (numa euforia que foi fortemente abalada pela grande decepção), mas sobretudo a pois a segunda guerra Mundial. Enquanto durante um século de revolução Industrial o consumismo e o tipo de vida não haviam modificado profundamente as sociedades em via de industrialização, desde o fim do século XIX ao fim do século XX, e não obstante as crises e as guerras, o consumismo sofreu uma grande mudança.
A sociedade industrial, que criou o mundo do consumo, é também responsável pela desorganização dos laços colectivos que deixa os membros da sociedade separados uns dos outros. A fragilidade das sociedades industrializadas modernas conduziu a uma espécie de massas atomizada. A família perdeu uma parte das suas funções de socialização e foi ameaçada pela dispersão, sofrendo um processo idêntico, as relações de vizinhança das comunidades rurais têm sido substituídas pelas relações muitas vezes impessoais das grandes multidões.

Capítulo I - fundamentado Teórica
Desenvolvimento

Definição
A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. O surgimento da sociedade de consumo decorre directamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milénios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de

Relacionados