A Sociedade Da Informa O

Páginas: 28 (6808 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015
A sociedade da informação: princípios e relações jurídicas
Rodolpho Silva Oliveira
 
 

   


 
Resumo: A sociedade da informação tem relação direta com revolução tecnológica - especialmente a Internet. A rede mundial de computadores trouxe em seu bojo conseqüências para todas as esferas da sociedade, tendo sido, talvez, uma das maiores revoluções da coletividade contemporânea. Nunca anteshouve maior circulação de informações, dados e conhecimento do que na atualidade, desta forma, apruma-se a importância do acesso à informação, princípio basilar de direito constitucional brasileiro e por outros elementos normativos da esfera internacional. A defesa de um livre acesso à informação é um passo largo no caminho de busca para o equilíbrio necessário da adequada isonomia entre oscidadãos.
Palavras-chave: Sociedade da Informação. Acesso à informação. Internet
Abstract: The information society is directly related to the technological revolution - especially the Internet. The World Wide Web has brought in its wake consequences for all spheres of society, and was perhaps one of the greatest revolutions in contemporary society. Never before has there been greater circulation ofinformation, data and knowledge than at present, therefore, lifts up the importance of access to information, basic principle of constitutional law and other Brazilian regulatory elements of the international sphere. The defense of a free access to information is a big step in the search path for the necessary balance of proper for equality among citizens.
Keywords: Information Society. Access toinformation. Internet
Sumário: 1. Considerações iniciais. 2. A Globalização e a Formação da Sociedade da Informação. 3. O Virtual como Realidade Jurídica. 4. O Direito à Informação como Direito Universal ao Homem. 5. O Direito à Informação como Princípio Fundamental na Ordem Jurídica Brasileira. 6. Conclusão


1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O mundo mudou. As transformações vertiginosas trazidas pelasevoluções tecnológicas estão refletidas em todos os segmentos da sociedade de uma forma nunca antes observada. É seguindo este contexto revolucionário que a Sociedade da Informação[1] nasce e se desenvolve, acarretando novas relações sociais e jurídicas e fomentando discussões de âmbito mundial.
A globalização experimentada pelo planeta nos últimos tempos assume duas funções: primeiro, é plano de fundopara o desenvolvimento e circulação de ideias, conhecimento e informações. Segundo, é ensejadora do rompimento das barreiras físicas, o que possibilita um grande volume de vazão de informação em um tempo reduzido.
O Direito, ciência mutável como é, deve refletir os anseios da sociedade. Deste modo, o Direito à Informação assume um papel primordial para a atual conjuntura mundial, visto que o acessoà informação é uma realidade digna de tutela. 
2 A Globalização e a Formação da Sociedade da Informação
Ao longo da história humana houve sempre dois grupos de agentes: os que dominam e os que são dominados. Tal dominação se dá, sobretudo, pela posse de certos elementos que trazem em seu bojo os instrumentos que proporcionam o poder ao grupo dominante.
No homem pré-histórico, o elemento fogo foiresponsável pela mudança da estrutura da “sociedade”, onde o homem de nômade passou a ser sedentário, culminando no desenvolvimento da agricultura e no domínio do meio ambiente em algumas proporções, além de tornar-se ferramenta de conquista e controle sobre outros homens.
Desta forma, na linha do tempo, verificamos a evolução de determinados elementos de dominação dos grupos no poder. No homempré-histórico: a descoberta e a posse do fogo; na sociedade greco-romana: a política e a arte da guerra; na idade média: a religião; nas grandes guerras: o poder bélico; no imperialismo: o controle das colônias; no capitalismo: os meios de produção; no mundo atual e globalizado: a informação.
A informação, portanto, funciona como parâmetro das relações de poder do mundo contemporâneo, onde a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Esquecedor E A Sociedade Da Informa Ao
  • Vivemos na sociedade da informa o
  • Rumo Sociedade Da Informa O
  • Jos Palazzo Moreira De Oliveira Sistema De Informa O E Sociedade
  • A Revolu O Nas Tecnologias Da Informa O Impactou Em Mudan As Fundamentais Na Sociedade
  • Sarti Contabilidade Informa Es Teis Para A Sociedade
  • Informa
  • Era Da Informa O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!