A sociedade da Informação

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
Rafinha e a Sociedade da Informação
O uso das redes sociais esta presente em diferentes faixas etárias, o interesse por esses conteúdos, aplicativos, fotos estão presentes na vida do Rafinha com todos esse aparatos e essa tecnologia , o acesso é mais rápido para se interagir e mostra que não só o Rafinha mais toda a sociedade esta conectada por uma rede uma expansão que evoluiem nossocotidiano.
Assim assistimos o desenvolvimento da Revolução tecnológica com sua inovação e transparência com isso o homem foi se adaptando aos poucos nas décadas passadas a revolução industrial estava ligado essencialmente a produção de artigos de luxo. Quanto mais caro e exclusivo o produto, maior o lucro.
As classes inferiores não faziam parte dos planos dos empreendedores, em uma época ondehavia artesão e era apenas usada mão de obra, ao invez de industrais e fábricas não se tinha tanta necessidade da administração foi aonde surgiu Taylor com ênfase nas tarefas mecanicistas especializado na administração cientifica e Fayol na divisão do Trabalho, a primeira revolução industrial surgiu com o objetivo dos empreendimentos mecanizados era criar produtos baratos para atender níveis dedemandas até então inexistentes. Devemos lembrar que a tecnologia revolucionaria da época se destinava a produzir ou a disponibilizar bens de baixo custo e nas revoluções industrias, os trabalhadores desempenhavam papel central e indispensável no processo. A melhoria do padrão de vida das classes inferiores era condição fundamental para que as empresas modernas obtivessem lucros. Isso se aplicouinclusive aos países periféricos na segunda revolução industrial.

Na terceira revolução industrial, as coisas são bem diferentes com a evolução da máquinas vieram computadores, robôs e redes, isso só tem importância real quando associados aos novos métodos gerenciais. As máquinas por si só, não produzem nada de útil numa indústria.

Devemos notar que os robôs são apenas computadoresadaptados para controlar com precisão equipamentos convencionais como furadeiras e máquinas de rebitar por exemplo. A novidade está no controle e não nas máquinas que operam.

Também precisamos levar em conta que o impacto dessas novas tecnologias não se restringe as indústrias, mas afetam as empresas comerciais, as prestadoras de serviços e mesmo o cotidiano das pessoas comuns. Isso acaba nosforçando a perceber que estamos vivendo uma revolução muito mais abrangente.
Outro aspecto essencialmente diferente é o papel que a classe trabalhadora exerce na atual conjuntura. Como vimos, na primeira revolução industrial os operários não só eram indispensáveis como já começavam a fazer parte importante na composição do mercado consumidor. Na segunda, os funcionários administrativos passam a serfundamentais para as empresas e junto com os seus colegas do governo e os operários cada vez mais especializados, compõe o próprio mercado consumidor.
Assim, considerando que a III Revolução Industrial é a mais recente dinâmica de transformação dos sistemas produtivos, podemos dizer que ela ainda está sendo vivenciada nos dias atuais. Cada novo aparelho tecnológico descoberto e lançado no mercado é,dessa forma, um novo capítulo dentro desse episódio histórico.
A Revolução Técnico-Científica também foi responsável pela total integração entre a ciência, a tecnologia e a produção. Hoje, as descobertas científicas encontram-se, em grande parte, voltadas para o mercado. Quando uma inovação é realizada, especula-se como aquilo poderá transformar o cotidiano das pessoas. Quando um novo aparelhoou tecnologia são inventados, já se contam as horas para que ele esteja nas prateleiras para consumo.
Esse processo também foi o responsável pela instrumentalização da economia financeira, mais conhecida por Economia de Mercado, e sua integração mundial, vinculada ao que chamamos de Globalização. Isso porque ela propiciou o máximo desenvolvimento nos meios de comunicação e transporte, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade da informação
  • Sociedade da Informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da Informaçao
  • sociedade da Informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!