A Sociedade Contra o Estado - Pierre Clastres

Páginas: 4 (944 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013
O capítulo V do livro “A Sociedade Contra o Estado”, de Pierre Clastres, narra a vida quotidiana das sociedades predominadas pelos índiosGuayaki. As diferenças entre os homens e as mulheres ficam muito claras, e esta sociedade é marcada principalmente pela divisão sexual das tarefas. Diferente de outras tribos, os Guayaki não realizamnenhuma atividade que envolva a participação simultânea de homens e mulheres. Porém apesar de não haver simultaneidade, há uma complementaridade e dependência nas atividades, ou seja, por mais quehaja a separação de sexo na realização, ambas dependem diretamente uma das outras e se complementam.
Vejamos por exemplo o caso da agricultura: nela homens e mulheres não trabalham juntos, cada umfica encarregado com uma atividade. As mulheres dedicam-se a semeio, ao tratamento da terra e ao recolhimento do plantio. Já os homens cuidam da preparação do lugar que será utilizado para as plantações.E assim fica evidente que por mais que haja essa separação de tarefas, uma depende da outra.
Nas sociedades predominadas pelos Guayaki, a questão do espaço é fortemente determinada. Os homenscaçam, e por isso o espaço masculino predomina-se na floresta. E já que as mulheres ocupam-se com a vida artesanal, cozinham e cuidam das crianças, o espaço é caracterizado na própria tribo, ou seja, noacampamento, que por sinal duram pouco mais de três dias. E assim ilustra mais uma vez a questão da separação entre os homens e mulheres da tribo.
A forte característica dos Guayaki, evidenciada notexto de Pierre, funda-se em dois grandes símbolos, que marcam fortemente as diferenças entre os sexos. O Arco e o Cesto. “O equilíbrio das relações econômicas entre os caçadores e suas mulheresexprime-se, no pensamento dos índios, como a oposição entre o arco e a cesta.” O arco, é um utensílio exclusivamente masculino e o cesto destina-se unicamente as mulheres. Daí surge um tabu nesta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Critica A Sociedade contra o Estado
  • Sociedade contra o estado- resumo- pierre clastres
  • Resumo "a sociedade contra o estado"
  • RESENHA CRÍTICA A SOCIEDADE CONTRA O ESTADO PIERRE CLASTRES
  • resumo de pierre clastres a sociedade contra o estado
  • Clastres, sociedade contra o estado
  • Resumo treze primeiros capitulos A sociedade contra o Estado Pierre Clastres
  • Fichamento pierre clastres (a sociedade contra o estado e arqueologia da violência)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!