A sociedade contra o Estado

Páginas: 2 (494 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. In; A sociedade contra o Estado, pesquisas de antropologia política. Ed.Cosac e Naify. p.207-234
Apontamentos
No capítulo que recebe o mesmo nome dolivro, Clastres procura em uma relação entre economia e política desnaturalizar a ideia de que uma sociedade precisa de um Estado pra ser completa. Desconstruindo primeiro argumentos existentes,perpassando pela economia e a sua forma de troca ele chega na divisão do poder e a instauração assim do Estado.
Demonstrando por meio de trabalhos de campo já existentes, o autor questiona a ideia da nãoexistência de mercado como falsa deficiência da sociedade primitiva. Ele coloca que a economia de subsistência está ligada sim a abundância e a acumulação não acontece porque não faz parte da lógicadaquelas sociedades. O esforço está em apenas suprir as necessidades e não se caracteriza como trabalho porque não há a ideia de produzir mais e sim o necessário.
No entanto a economia não se fazindependente e por isso não é a causa da não existência do poder. Sua organização e forma de troca estão intimamente ligadas a ideia de não divisão da sociedade. Dessa forma é necessário primeiro asquestões políticas de divisão do poder para depois analisar o surgimento do Estado.
Mediante a isso ele busca as causa políticas da divisão do poder. Direcionando ao papel do chefe separado ao poder esubordinado a vontade da sociedade, sua atuação é garantido através do prestígio que por sua vez é consigo nas guerras. Porém esse prestígio é instável e precisa ser retroalimentado continuamente. Para queisso aconteça a vontade de guerriar do chefe deve coexistir com a vontade da sociedade senão este acaba fadado a morte.
Em relação a isso quando que o chefe consegue fazer com que sua vontadesobrassaia a da sociedade? O auto relaciona ao crescimento demográfico que auxilia na perda de unidade das sociedades, mas que produz um fundo sociológico através disso. Com a segregação devido ao aumento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clastres, sociedade contra o estado
  • a sociedade contra o estado
  • A SOCIEDADE CONTRA O ESTADO
  • A Sociedade Contra O Estado
  • Fichamento SOCIEDADES CONTRA O ESTADO
  • A sociedade contra o estado
  • Resumo: a sociedade contra o estado
  • Resenha: A Sociedade Contra o Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!