A SOCIEDADE ANTIGA LEWIS MORGAN

1293 palavras 6 páginas
ALINE AYUMI OSHITA 1 TERMO B
Ciências Humanas e Sociais

Fichamento do texto: “A SOCIEDADE ANTIGA” LEWIS MORGAN (Pg.41-65)

“Como a provável extensão da carreira da humanidade está ligada a períodos geológicos, exclui-se, de antemão, qualquer medida limitada de tempo. Cem ou duzentos mil anos não seria uma estimativa excessiva do tempo transcorrido desde o desaparecimento das geleiras no hemisfério norte até o presente. Independentemente de quaisquer dúvidas que possam cercar os cálculos aproximados sobre um período cuja duração real não se conhece, a existência da humanidade estende-se pelo passado imensurável e se perde numa vasta e profunda antiguidade.” (Pg.41)
A existência da humanidade não tem uma data que podemos falar com exatidão, é uma busca infinita mas sem resposta certa. Existem centenas de duvidas a cerca deste assunto.

“Esse conhecimento muda substancialmente as ideias que prevaleceram a respeito das relações dos selvagens com os bárbaros e dos bárbaros com os homens civilizados. Pode-se afirmar agora, com base em convincente evidência, que a selvageria precedeu a barbárie em todas as tribos da humanidade, assim como se sabe que a barbárie precedeu a civilização. A história da raça humana é uma só - na fonte, na experiência, no progresso.” (Pg.44)
Segundo Morgan, a história da raça humana é uma só. Com isso há uma divisão de períodos da evolução humana que são basicamente apresentadas como: selvageria, barbárie e civilização. Uma antecede a outra nesta mesma sequência, esse é o traço unilinear da história da evolução humana. “Como é inegável que partes da família humana tenham existido num estado de selvageria, outras partes num estado de barbárie e outras ainda num estado de civilização, parece também que essas três distintas condições estão conectadas umas às outras numa sequência de progresso que é tanto natural como necessária. Além disso, é possível supor que essa sequência tenha sido historicamente verdadeira para toda a família humana,

Relacionados

  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas