A sociedad e ddld

806 palavras 4 páginas
1- Qual a importância da descoberta do novo mundo para o desenvolvimento da antropologia enquanto ciência?
R- Com a descoberta do novo mundo ocorreu um choque das populações passou a ter uma visão materialista, sendo que com esta descoberta possibilitou os grandes filósofos a fazerem questionamentos e discussão acerca do homem, que está passando por uma transição. Portanto este processo de transição acompanhado pela descoberta do novo mundo possibilitou a evolução grandes investigações do homem e sua cultura na sociedade. 2- Qual era o olhar do europeu em relação aos povos nativos da América? Quais eram os adjetivos utilizados para descrever esses povos?
R- Os Europeus viam a cultura do outro de forma diferenciada, pois o mesmo achava que a cultura era diferente, ou até mesmo estranha perante seus olhos. Neste sentido, os europeus descreviam os povos como: sem moral, sem religião, sem estado e sem consciência, ou seja, neste momento tinha a ausência de lei, justiça e moral, os europeus viam os índios de forma negativa, ou seja, só a cultura tinha veracidade ou até mesmo ser a melhor. Já em outra visão de Américo Vespúcio e Cristovão Colombo que eles são muito mansos e ignorantes do que é mal. 3- Extraia um trecho do primeiro capítulo do livro que simbolize o conceito do determinismo geográfico.
R- “Deve existir, na organização dos americanos, uma causa qualquer que embrutece sua sensibilidade e seu espírito. A qualidade do clima, a grosseria de seus humores, o vicio radical do sangue, a constituição de seu temperamento excessivamente fleumático podem ter diminuído o tom e o saracoteio dos nervos desses homens embrutecidos ” 4- No que consiste o conceito de homem, qual a relação desse conceito com o século das luzes (Iluminismo)
R- consiste em uma passagem de evolução do homem desde selvagem, barbárie até a civilização, neste sentido o homem não tinha um conhecimento concreto das coisas do mundo, nesse período histórico com o surgimento do

Relacionados