A socialização e as brincadeiras

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
INTRODUÇÃO




A escolha pelo tema “AS BRINCADEIRAS E A SOCIALIZAÇÃO” partiu do interesse e da necessidade de compreender as brincadeiras em seus aspectos sociais e culturais, se entende que a brincadeira é uma das formas pelo qual a criança pode construir uma aprendizagem significativa. De que maneira a brincadeira possibilita a socialização e o desenvolvimento da criança? A partir destainvestigação procuramos contribuir para a valorização do brincar junto a educação das crianças. As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da criatividade, a competência intelectual, a força e a estabilidade emocional, a socialização, onde envolve diversos sentimentos.



A SOCIALIZAÇÃO E AS BRINCADEIRAS

JOGOS COM REGRAS: A EVOLUÇÃO DA BRINCADEIRA


LEOONTIEV (2001) mostraexatamente o momento em que a criança desenvolve para um estágio mais avançado em suas brincadeiras, não permanecendo para sempre no jogo de faz-de-conta, mais evoluindo para um estágio mais elaborado e complexo do brincar/jogar. Há modificações durante a evolução da brincadeira, em que acontece o momento onde a regra torna lugar de destaque e a situação imaginária fica oculta. Estamos falando do jogo comregras. No faz-de-conta a criança cria situações imaginárias e as regras aparecem quando se está brincando, ou seja, no desenvolver do enredo. Se a criança já é capaz de atribuir papéis a si mesmo e aos outros integrantes da brincadeira, que é o que acontece no início, é por que já criaram uma situação imaginária, não há como criar se já não estiver adentrado a situação imaginária.
No jogo “comregras” a criança para brincar, já tem conhecimento das regras e consentimento de obedecê-las e no adentrar da brincadeira é que a situação imaginária aparece, em plano secundário.
O desenvolvimento destes jogos que envolvem mais de uma pessoa, que envolvem relações sociais, cujo elemento mais importante é a subordinação do comportamento da criança durante o jogo a certas regras reconhecidas deação,é uma importante precondição para o surgimento da consciência do principio da própria regra do brinquedo;é sobre esta base que surgem também os jogos com regras”.São cujo conteúdo fixo não é mais o papel e a situação lúdica,mas a regra e o objeto.(LEONTIEV,2001,pg.138).

O jogo com regras possui como propriedades fundamentais, as características herdadas das estruturas dos jogos anteriores.Nesse estágio da brincadeira ocorre a regularidade do como fazer o jogo acontecer, que é sempre o mesmo, até que se modifique as regras.Relembremo-nos da brincadeira de queimada. Queimada é um jogo com regras que já define o que deve ser executado no seu desenvolver e que prevê um resultado, ou seja, objetivo. Queimada é um jogo com regras que já define o que deve ser executado no seu desenvolver eque prevê um resultado, ou seja, o jogo se inicia com o reconhecimento das regras entre todos participantes, formam-se duas equipes que em determinado campo de jogo onde se marca território de cada uma. Utilizando-se de uma bola, as equipes adversárias têm que atingir os jogadores uma de cada vez, até que não sobre nenhum jogador de uma equipe, sendo a outra vencedora. Este é o conteúdo fixo dabrincadeira, sendo que pode haver alguns combinados entre as equipes, onde elas criam mais regras, mas só que objetivo e o conteúdo continuam o mesmo. Percebemos que este tem começo e fim estabelecidos.
Nota-se a queimada e outros jogos com regras, como diz o autor, são bem diferentes do jogo faz-de-conta, como foi explicado anteriormente, mas também possuem uma situação imaginária neste jogo dequeimada, mesmo que esteja oculto, como identificá-la?
O jogo de queimada é um jogo que envolve a situação imaginária de uma guerra, onde uma equipe extermina a outra com tiros de bola. O imaginário vai sendo escondido pelas regras, cada vez, mais complexas, às quais o jogador deve prestar o máximo de atenção. Por este motivo é conveniente prover junto às crianças discussões sobre a situação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A socialização atraves de brincadeiras de roda
  • os enefíosdos e brincadeiras para a socialização da criança na educação infantil
  • socialização
  • Socialização
  • A socialização
  • Socialização
  • socialização
  • Socialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!