A situação dos jovens, mulheres, negros e idosos no mercado de trabalho

Páginas: 15 (3533 palavras) Publicado: 26 de março de 2011
A SITUAÇÃO DOS JOVENS, MULHERES, NEGROS E IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO
Ciências Contábeis

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
SÃO PAULO
2008
INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo a discriminação racial no mercado de trabalho. Em primeiro lugar, é preciso distinguir três conceitos básicos relacionados a esse tema: preconceito racial, racismo e discriminação racial. Opreconceito racial e o racismo são formas de pensar e ver os outros indivíduos como se eles fossem desiguais, e não diferentes, por pertencer a determinado grupo racial. O primeiro é universal e existe desde os primórdios da humanidade. O racismo enquanto política é o resultado da transformação desse preconceito pré-existente em relação à população negra em ideologia. A discriminação pode ser tantopositiva quanto negativa. Uma vez positiva, concede-se um tratamento diferenciado a um determinado grupo de pessoas por reconhecer que elas necessitam de ajuda ou apoio para que possam usufruir de forma igualitária de certas oportunidades que a sociedade oferece.
As desigualdades sociais vigentes no Brasil, tornam-se mais agudas na velhice, principalmente quando se leva em consideração que astransformações sociais, econômicas e culturais desenvolvidas nos últimos anos com o rápido processo de urbanização, tem provocado o enfraquecimento das relações na comunidade e na família, tradicionais suportes na integração e cuidados ao idoso. Em relação as jovens, a situação também é critica. O baixo crescimento da economia no Brasil, gravidez precoce, falta de qualificação são pontos agravantespara os jovens em geral estarem fora do mercado, assim como o preconceito absurdo em relação à mulheres e negros, que acabam por criar um falso paradigma de que o homem é melhor e mais eficiente em qualquer que seja sua função no mercado de trabalho.
Como requerer experiência de um jovem se o mesmo nunca trabalhou? Qual a influência do gênero, cor no desempenho das tarefas no mercado detrabalho? Com que fundamentos gerentes, empresários de uma certa forma excluem os idosos?

SITUAÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

A situação do jovem vem sendo exposta de forma ainda muito fragmentada no mercado de trabalho. Com isso o quadro de violência nacional aumenta justamente sobre menores de 25 anos, principalmente nos grandes centros metropolitanos.
Em compensação ganhadestaque no conjunto de resultados de avaliação educacional na qualidade de ensino e aprendizagem no jovem brasileiro. Com isso fica em evidência o fracasso da educação e integração social para atender a população juvenil. Vale também destacar que um dos maiores obstáculos à reprodução social juvenil, tem como referencia a verdadeira crise que se encontra em transição no sistema educacional para omundo de trabalho.
O processo intragerêncial (a ocupação não se diferencial pelo primeiro emprego), a posição de trabalho do filho é inferior a do pai, pode transformar frustrante a construção de um futuro pelo o trabalho decente, mesmo no ambiente de elevação de escolaridade.
Se há constrangimentos no ingresso do jovem no mercado de trabalho agrava a condição juvenil peladecadência educacional e social. Foi feita uma pesquisa temática juvenil que foram adotadas por diferentes governos (Peti, Agente Jovem, Serviço Civil, Primeiro Emprego, entre outro). Apesar do esforço, os resultados ainda não são satisfatórios, para dar conta dos jovens no mercado de trabalho.
A parcela da população de jovens de 15 a 24 anos tem crescido lentamente nos últimos 10 anos, mas, oaumento em relação ao desemprego cresce muito em relação as outras faixas etárias. Segundo estudos do IBGE em 2006, indicavam que cerca de 34,7 milhões de jovens eram ativos no mercado de trabalho, ou seja, dois de cada três jovens estavam ocupados ou buscando emprego.
Não esquecendo que, a situação mais dramática do desemprego entre essa idade, refere-se às mulheres, em 2005 a taxa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • situação dos negros no mercado de trabalho
  • A situação do jovem no mercado de trabalho
  • a situação da mulher no mercado de trabalho
  • A SITUAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
  • Situação da mulher no mercado de trabalho
  • situação do negro e branco no mercado de trabalho
  • O Mercado de Trabalho: Mulheres e Homens Negros
  • a importancia do negro e da mulher no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!