A situação da mulher no trabalho

Páginas: 9 (2190 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
A SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO

Carolina Oliveira, Isabella Zuchetto,
Karine Lima e Stella Maris.
2ºD- Adm.

RESUMO


Este artigo apresenta a evolução da visão de recursos humanos nas organizações, tendo como objetivo mostrar o papel das mulheres ontem e hoje dentro das empresas e o valor que elas estão agregando as suas organizações. Dando enfoque à evolução das teorias derecursos humanos, apresentando o histórico do papel da mulher nas organizações, mostrando uma análise do comportamento feminino dentro das empresas.


PALAVRAS - CHAVE


Fator humano; mulher; trabalho.


1 – INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, a imagem de recursos humanos para uma organização passou por constantes mudanças, que fez com que estes passassem de “máquinas” paracolaboradores que junto com presidentes e a alta administração levam a empresa ao sucesso.
Porém, essa evolução não acompanhou a visão da mulher dentro das organizações, sendo esta vista por muito tempo como alguém que não deve estar numa organização, e se estiver, deve receber cargos menores, não podendo desempenhar papeis que apenas homens podem desempenhar.
Esse artigo visa dar enfoque aomodo como as mulheres são vistas nas organizações, como são hoje, passar superficialmente em como elas adquiriram essa imagem e apresentar exemplos de mulheres que fizeram e fazem sucesso dentro das organizações, ocupando e conquistando áreas antes dominadas em sua maioria por homens.









2 – REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – O FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
A principal preocupação deuma empresa no passado era dar retorno ao capital que foi investido ali pelos acionistas, e saber administrar bem os bens que ela tem em seu poder. Por bem de uma empresa, antes eram entendidos materiais, estoques, imóveis, enfim, tudo que pertence à empresa. Funcionários eram deixados de lado, uma vez que estes teriam um grau de rotatividade maior. Mas com o passar do tempo, de simplesfuncionários, os trabalhadores passaram a ser vistos como recursos dos quais a empresa se utiliza para se alcançar os objetivos organizacionais. Esta já era a sua função real, mas com a ocorrência de certos acontecimentos houve uma evolução de como estes eram vistos.
Com a revolução industrial surgiu o conceito de relações industriais e com ele a administração de pessoal. Que consiste em gerenciar opessoal de acordo com a legislação trabalhista e lidar com os conflitos que usualmente surgiam. Na década de 1960, a legislação trabalhista se manteve inalterada, mas os desafios das organizações cresciam rapidamente, e as pessoas passaram a ser vistas como os recursos de que a empresa possuía para enfrentar esses novos desafios. Na década de 1970, surgiu o que chamamos de administração derecursos humanos, mas ainda vendo os funcionários como seres passivos, a quem deve ser seus passos e atividades controlados e geridos pela organização. Com a globalização, mudanças na economia, a constante busca por melhorias dentro das empresas, e o aumento da competitividade, essa visão mudou, organizações não administram pessoas, elas administram com as pessoas.





2.2 – HISTÓRICO DASATIVIDADES DA MULHER


A contribuição das mulheres para a História da humanidade foi enorme, porém seus feitos quase nunca foram citados como referência. Em uma atitude completamente machista a mulher é colocada em segundo plano.
Quando o homem passou a produzir seus alimentos, nas sociedades agrícolas do Período Neolítico, o papel dos homens e das mulheres começou a ser definido, nestassociedades havia divisão sexual do trabalho, onde mulheres ficavam encarregadas pela reprodução, que contemplava cuidar das crianças, as mulheres também cuidavam dos animais e realizava pequenas atividades agrícolas e artesanais.
A função reprodutora da mulher e a necessidade de se manter longe dos trabalhos mais importantes foram determinantes para a desigualdade entre homens e mulheres....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A SITUAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
  • Situação da mulher no mercado de trabalho
  • O valor da diversidade e a situação das mulheres no mercado de trabalho
  • A situação dos jovens, mulheres, negros e idosos no mercado de trabalho
  • situação da mulher no direito hebraico
  • A situação da mulher espanhola
  • A SITUAÇÃO DA MULHER NO MUNDO
  • MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!