A situação da mulher espanhola

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Gabriella Nascimento Cordeiro Pereira


A Situação Social da Mulher Espanhola
Que papel social desempenha Dulcinea na sociedade descrita em Don Quijote de la Mancha?


1. Apresentação

Don Quijote de la Mancha é uma novela escrita por Miguel de Cervantes no século XVII e, dentre sua pluralidade de leituras e significações, enquadra uma distinção social na descrição de cada um dospersonagens quem compõem a narrativa. Esta distinção não tem relação direta com a classe econômica de cada um, mas o papel que cada um assume enquanto ser social. Em especial, se procurará discernir o papel que desempenha Dulcinea del Toboso a partir das descrições feitas pro Don Quijote a partir do capitulo XIII – no qual o cavaleiro andante descreve a dama para um caminhante.

Para realizar umaanálise conversacional das descrições feitas a respeito da personagem e enquadrá-la em um contexto social específico, serão utilizadas fontes de apoio com o objetivo de contextualizar a sociedade da época e de restringir o papel da mulher em tal período. Tais fontes são: “Entre la obediencia y la libertad: una mujer española del siglo XVII” de Teresa Ordorika; “La lente deformante: La visión de lamujer en la literatura de los Siglos de Oro”, de Íñigo Sánchez Llama; “El papel de la mujer en la sociedade española” de Matilde Alonzo Péres; “Perspectivas sobre a situação da mulher no século XVIII” de Maria José Moutinho Santos; e, como objetivo de obter uma base mais teórica, será usado como base o livro “Razones de la Crítica” de Alberto Giordano.

2. O contexto feminino
O ponto de partidada análise de dará na sociedade espanhola do século XVI e por isso, é importante saber que foi somente em 1978 que se estabeleceu o princípio de igualdade e não descriminação no qual as mulheres teriam condições para a liberdade e a igualdade. Entretanto, antes disso a mulher assumia papeis negativos e submissos, no qual chegou até a, de acordo com o livro de Jean Delumenau, “ser olhada duranteséculos como agente preferido de Satanás”.

Não obstante, “se considerava que as mulheres tinham maior debilidade de carne e entendimento” (Ordorika, 2005), e para tentar conviver com esse julgamento, elas iam a conventos, casavam-se ou se dedicavam aos labores da casa. Dulcineia de enquadra neste último, pois uma das poucos coisas que se é sabido sobre a amada de Dom Quixote é que era umacamponesa “bastante pouco atrativa” como a descreve o personagem Sancho Panza – motivo pelo qual talvez não fosse casada-, morava no Toboso e era filha dos rústicos Lorenzo Corchuelo y Aldonza Nogales.
Além disso, vê-se que a personagem é descrita de uma maneira contrária à sua real situação. De uma maneira até irônica para o leitor, a tal princesa vista pelo cavaleiro também é descrita pelo própriocomo alguém que não cheia bem e que tem muito suor. O personagem explica tal estado como consequência de sua dedicação ao labor, entretanto se contradiz ao descrevê-la como alguém que tem uma “hermosura sobrehumana”.



3. A existência como ato consequente

“La mujer, en cuanto sujeto, no tiene posibilidad de acceder a una existencia plena, puesto que, por principio, por ser mujer (o másexactamente: por no ser hombre) está excluida del ámbito de actividad que puede dar significado a su existencia.” (Mena, 1946)
Dulcineia de desenvolve nesse contexto no que diz respeito aos outros personagens. Os demais integrantes da narrativa se fazem indiferentes a ela, de maneira a que Sancho Panza, que é visto como escudeiro leal a Don Quixote, tenta convencê-lo que – para que não ter queprocurá-la- qualquer outra é Dulcineia. Em outro episódio do livro, um duque e uma duquesa felicitam Sancho por sua engenhosidade quando ao feito de convencer o cavaleiro.
É possível notar que, mesmo o cavaleiro sendo um ser de integridade mental desconfiável, sua convicção pelo papel de importância que tem Dulcineia em sua vida é incontestável. Entretanto, quanto aos outros, ela não passa de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • papel das mulheres espanholas na sociedade
  • situação da mulher no direito hebraico
  • A SITUAÇÃO DA MULHER NO MUNDO
  • MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
  • A situação da mulher na idade média
  • A situação da mulher na idade média
  • A Situação da Mulher na Grécia Antiga
  • a situação da mulher no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!