A situação atual da Europa

Páginas: 8 (1779 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
1º Slide
Situação Atual na Europa
Pra começar a falar sobre a situação atual na Europa, temos que voltar um pouco no tempo e ver alguns fatos importantes que prejudicaram ou auxiliaram a economia atual européia.
Não dá para falar da situação da Europa sem lembrar a grande crise que atingiu a Zona do Euro em meados de 2008 e fortemente em 2010. A crise se deu por uma combinação de fatoresimportantes que levaram alguns países da Europa a uma enorme divida pública e privada, de motivos variados. O que influencia e muito na crise é que quando unificaram a moeda, os países da União Europeia optaram por uma política monetária e uma política cambial central e a política fiscal ficou de fora. Cada país tem arrecadação própria e decide por seus gastos. A crise não só gerou efeitos naseconomias dos países principais, como também teve impacto político em 8 dos 17 países da zona euro, levando a mudanças de poder na Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha, Eslovénia, Eslováquia e Países Baixos.

2º Slide
Vamos fazer uma pequena retrospectiva da situação europeia e mundial que afetaram a Europa à alguns anos atrás.
2002 - 2008
- facilidades nas condições de crédito queencorajaram práticas com elevados riscos de crédito;
- a globalização dos mercados financeiros.
2008 - 2009
- Crise financeira conhecida como a Grande Recessão - é uma crise económica global que ainda hoje se faz sentir quem se iniciou com a falência do banco de investimento Lehman Brothers que tinha atuação global e era sediado em Nova Iorque. Essa crise é sentida até hoje, apesar de não ter impactosfortes no Brasil, causou um aumento considerável de demissões na Europa e uma recessão na econômia.

3º Slide
Grécia
O problema na Grécia foram os insustentáveis compromissos salariais do setor público e de pensões, como seguro desemprego e aposentadorias.
A origem da crise é o déficit público grego: em 2009, os gastos ultrapassaram a arrecadação em um valor equivalente a 13,6% do total debens e serviços produzidos no país. O governo deve hoje cerca de 300 bilhões de euros, mais do que o valor de sua produção anual.
O problema fica mais grave porque esses países não têm autonomia para contrabalançar os gastos excessivos com a desvalorização da moeda, ou seja política cambial. Como está fazendo a Argentina atualmente.
Com isso, a partir do ano de 2010, o governo grego anunciou aexecução de um plano de austeridade, que consiste em tomar medidas para controle de gastos públicos e aumento da arrecadação. Isso implica na redução de benefícios (como a aposentadoria), de salários, no aumento de impostos e em demissões em massa em órgãos públicos. Diante disso, a população grega entrou em choque.
A Grécia conseguiu empréstimo de 110 bilhões de Euros com a União Européia e com oFMI que foram liberados em partes ao governo grego. Porém foram empréstimos com juros altissimos (que seria pago 130 bilhões) e promessas de que a Grécia seria supervisionada trimestralmente pra saber se estava cumprindo o acordo de austeridade que fez com os credores de uma reforma fiscal e privatização de pelo menos 40% das suas estatais de produção.
A ajuda à Grécia veio da Alemanha e Françaque lideram os esforços para evitar a quebra dos gregos e, além de arrecadar fundos junto a governos e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), conseguiram inclusive que os bancos privados europeus também entrassem na ajuda.
Em outubro, ainda com o país à beira do colapso financeiro, os líderes da zona do euro (Presidente Frances e a primeira ministra Alemã) alcançaram um acordo com os bancoscredores, que reduz em 50% a dívida da Grécia, eliminando o último obstáculo para um ambicioso plano de resposta à crise. Com o plano, a dívida grega terá um alívio de 100 bilhões de euros após a aceitação, pela maior parte dos bancos, de uma redução superior a 50% do valor dos títulos da dívida.
Em abril de 2012 a Grécia consegue pagar quase 97% da sua dívida privada. Porém a dívida volta a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Europa Atual
  • A europa atual
  • Situação atual
  • A situação atual do idoso no brasil
  • Situação atual do índio
  • a atual situação do emprego no brasil
  • A situação atual dos indios no brasil
  • Situação atual da profissão contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!