A Sistematiza O Da Assist Ncia De Enfermagem2

4159 palavras 17 páginas
A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) É uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem e está cada vez mais sendo implementada na pratica profissional, conferindo maior segurança aos pacientes, melhorando a qualidade da assistência e maior autonomia aos profissionais de enfermagem. É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências. Segundo Lucena (2006) O crescente do aumento e a velocidade das trocas de informações, a evolução tecnológica, as constantes demandas das instituições de saúde para ampliar recursos, diminuir custos e aumentar a qualidade da assistência tem exigido da enfermagem o aprimoramento de suas atividades.
A importância, pertinência e necessidade de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem nos diferentes ambientes da prática profissional é fato inquestionável. A SAE requer do enfermeiro interesse em conhecer o paciente como indivíduo, utilizando para isto seus conhecimentos e habilidades, além de orientação e treinamento da equipe de enfermagem para a implementação das ações sistematizadas que através de um método e estratégia de trabalho científico realiza a identificação das situações de saúde / saúde, subsidiando a prescrição e implementação das ações de Assistência de Enfermagem, que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde do indivíduo, família e comunidade. Sendo assim, os enfermeiros precisam, cada vez mais, de conhecimento acerca das teorias de enfermagem, do Processo de Enfermagem, de semiologia, de fisiologia, de patologia, além das habilidades necessárias para gerenciar as unidades efetivamente.
Os enfermeiros poderão então assistir diretamente o paciente/a família/ a comunidade e obter indicadores de saúde a partir dos registros realizados nos prontuários pela equipe de enfermagem, com os quais poderão

Relacionados