A sistematização e a aplicação de pesquisa de clima organizacional no 4º batalhão de polícia militar do interior da polícia militar do estado de são paulo

Páginas: 18 (4461 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A SISTEMATIZAÇÃO E A APLICAÇÃO DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL NO 4º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Alan Coschitz Terra
acterra@policiamilitar.sp.gov.br

Gislaine Milena Casula Magrini ²
gislaine.magrini@aedu.com

Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, graduado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1988-1993),atuando na atividade de policiamento territorial do interior paulista desde 1994. Pós graduado em Polícia Comunitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008-2009). Pós graduado em MBA Gestão de Pessoas pela Anhanguera (2012).

² Graduada em Psicóloga pela UNIP (2006) e Pós Graduada em MBA Gestão de Pessoas pela Anhanguera Bauru (2009). Docente na Faculdade Anhanguera Bauru.

RESUMOA utilização periódica e perenizada de pesquisa de clima organizacional à força de trabalho do 4º batalhão de polícia militar do interior (bauru e região) é uma sistemática de mais de uma década, e levando-se em conta a evolução da gestão de pessoas, esse processo carece de atualização teórica, metodológica e estrutural. Após serem apresentadas teorias atuais nessa área de gestão, nota-senitidamente que tal processo de avaliação do clima organizacional não atende às expectativas dos administradores, provocada por uma análise superficial do problema e questões muito vagas sobre o bem estar de todos. A atual metodologia de aplicação é passível de questionamentos, causando falta de confiabilidade nos resultados e de credibilidade a quem responde. Além do mais, após a aplicação, tabulação eanálise dos resultados, pouca, ou nenhuma providência corretiva é adotada, ampliando a descrença na sistemática. Nesse sentido, a proposta é atualizar a sistemática existente, apresentando novo modelo de questionário.

Palavras-chave: pesquisa de clima organizacional. Atualização. Polícia militar

ABSTRACT
The periodic use and sustained the organizational climate survey to the workforce ofthe 4th military police battalion of the interior (bauru region) is a system of more than a decade, and taking into account developments in the management of people, this update process lacks theoretical, methodological and structural. After being presented current theories in this area of management, it can be seen clearly that the process of assessing the organizational environment does not meetmanagers' expectations, caused by a superficial analysis of the problem and very vague questions about the welfare of all. The current method of application is arguable, causing a lack of confidence in the results and credibility to those who respond. Moreover, after application, tabulation and analysis of results, little or no corrective action is taken, increasing disbelief in the system. In thissense, the proposal is to update the existing systematic, presenting new model questionnaire.

Keywords: organizational climate survey. Upgrade. Military police


1. Introdução


O assunto a ser abordado é a utilização periódica e perenizada de pesquisa de clima organizacional à força de trabalho do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM/I)(Bauru e Região), OrganizaçãoPoliciam Militar (OPM) inserida junto ao Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
Sendo uma sistemática adotada e padronizada a mais de uma década, e levando-se em conta a evolução teórica da gestão de pessoas, o processo carece de atualização teórica, metodológica e estrutural. Após serem apresentadas teorias atuais nessa área de gestão,nota-se nitidamente que tal processo de avaliação do clima organizacional não atende às expectativas dos administradores, provocada por uma análise superficial do problema e questões muito vagas sobre o bem estar de todos.
A atual metodologia de aplicação é passível de questionamentos, causando falta de confiabilidade nos resultados e de credibilidade a quem responde. Além do mais, após a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MANUAL TÉCNICO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • RECRUTAMENTO: UM ESTUDO NAS POLÍCIAS MILITARES DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E PARÁ.
  • Força Tática da Polícia Militar do Estado de São Paulo Wikipédia a enciclopédia livre
  • A AUTODEFESA NOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • Treinamento de relações humanas e comportamental na policia militar do estado de são paulo
  • Etnografia do 13º batalhão de polícia militar
  • Polícia Militar do Estado de Goiás- 2011
  • Policia militar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!