a sexualidade é uma dimensãohumana essencial

1043 palavras 5 páginas
FASES PSICOSSEXUAIS, DEFINIÇÃO, CARACTERISTICAS.

A sexualidade é uma dimensão humana essencial, e deve ser entendida na totalidade dos seus sentidos como tema e área de conhecimento. O primeiro teórico a falar sobre a sexualidade infantil foi Sigmund Freud.
Freud (2006) desenvolveu a teoria da sexualidade infantil, durante tratamentos clínicos em seu consultório, nos quais observou transtornos psicológicos apresentados por seus pacientes já adultos. Ele buscava tratar os distúrbios de histeria. Neste sentido, pode-se perceber que a criança não foi o ponto de partida, nem tão pouco o desejo de estudo de Freud (1905), mas a busca por solucionar os problemas emocionais apresentados por seus pacientes. Na XX Conferência de Viena (1915-1916), Freud (2006) em seu discurso sobre A vida sexual dos seres humanos”, afirmou a respeito da dificuldade que existia em se definir o que ele chama de energia sexual, por ser um assunto bastante polêmico. À época, tudo que se referia ao tema era definido como impróprio e não deveria ser discutido ou debatido.
Nos dias atuais, a sexualidade, se configura como uma área de estudos e pesquisas. De acordo com Freud (2006) a sexualidade nos acompanha desde o nascimento até a morte.
Ao publicar seu primeiro estudo sobre a sexualidade infantil, Freud (2006) chocou a sociedade de sua época, que possuía uma ideia de não existência de sexualidade nesta faixa etária.
FASE ORAL
Nos primeiros anos de vida que a criança tem suas mais puras reações. Sabem expressar dor e alegria, demonstram amor, ciúmes e outros sentimentos que vivenciam com muita intensidade. Desta forma se pode observar que em nenhuma outra fase da vida a capacidade de recepção e imitação é maior do que os anos da infância. O ser humano nasce sexuado e desde bebê tem início seu auto-conhecimento, de forma natural e espontaneamente, mas ele necessita da ajuda do meio em que se está inserido para encontrar as respostas das questões que tanto lhe angustiam. Segundo

Relacionados