A sexualidade e os transtornos da alimenta o na adolesc ncia

3360 palavras 14 páginas
A sexualidade e os transtornos da alimentação na adolescência

Introdução
Os comportamentos motivados de sexualidade e alimentação compartilham muitas das mesmas determinantes psicológicas, fisiológicas e sociais. Os fatores que levam um adolescente com transtornos alimentares a restringir ou exagerar a ingestão de comida também impedem o desenvolvimento sexual.
O desenvolvimento sexual faz parte do processo de desenvolvimento da própria identidade do adolescente e é assim uma parte importante do seu desenvolvimento humano. A sexualidade, como outras atividades na vida do adolescente, tem uma função no desenvolvimento da identidade.

Os transtornos da alimentação que tem seu inicio na adolescência (especialmente no começo da adolescência), podem, em muitas instancias, serem vistos como transtornos do desenvolvimento. Admitindo que as duas tarefas mais importantes do desenvolvimento da adolescência são: diferenciar-se dos pais e garantir uma identidade sexual,vemos que os transtornos da alimentação na adolescência evitam ou retardam ambos.Os transtornos da alimentação atrasam a conquista da identidade sexual.Como é testemunhado mais claramente na anorexia,o distúrbio da alimentação inibe o desenvolvimento das características sexuais secundarias,diminui o impulso sexual do adolescente e reduz a interação social e psicológica com o sexo oposto. Os distúrbios alimentares são mais comuns no sexo feminino, sendo que apenas por volta de 10% dos pacientes diagnosticados com anorexia são do sexo masculino; porém, acredita-se que esses dados representam uma subestimativa, devido ao fato de que os homens são mais propensos a negar que tenham esse tipo de problema e resistem mais em procurar ajuda.

Adolescência
O Desabrochar Sexual em Adolescentes

“A sexualidade adolescente assemelha-se a um caleidoscópio quebra-cabeça ou jogo de palavras cruzadas no qual as peças, as chaves do mistério, as questões, as lutas e explorações e as respostas podem mudar de forma e cor antes

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas