A sexualidade no mundo contemporaneo

Páginas: 10 (2402 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013


1. Introdução
A sexualidade é uma instituição que sofreu grandes mudanças ao longo do tempo. Os padrões sexuais de cada época e lugar refletem sua cultura, sendo assim um trabalho árduo falar do sexo como um todo. Assim, propõe-se nesse trabalho uma análise da sexualidade na era contemporânea, no contexto da globalização.
Não é errado afirmar que a sexualidade contemporânea constitui umainstituição diferente da anterior ao Século XX. O ato sexual sofreu mudanças em seus pilares principais, o que não se via desde a origem da instituição do sexo. Entre esses pilares pós-modernos, figuram a satisfação da mulher, a masturbação, a liberdade de orientação sexual e a possibilidade de diálogos abertos e bilaterais quanto ao sexo. Isso se relaciona diretamente com as transformaçõesocorridas na sociedade ocidental, tais como a destituição da igreja católica do posto de formadora da moral, os avanços da medicina, a globalização e o movimento feminista.
Ao decorrer da análise, mostrar-se-á a influência de tais eventos na instituição sexual, um paralelo entre a sexualidade de hoje e a do passado, e entre a instituição sexual ocidental e a encontrada no oriente médio, moldada sob osconceitos do islamismo.

2. Desenvolvimento
2.1 As Origens da Instituição Sexual
Ao contrário do que se pensa da sexualidade dos povos primitivos, como a ideia de uma supremacia masculina ou uma sexualidade permissiva e desregrada, há evidências de que nas primeiras sociedades as mulheres eram participantes ativas na sexualidade e detinham um próprio poder de barganha (Stearns, 2009). Aindaassim, existiam certas regras, apesar de serem menos restritas que nas sociedades posteriores. Para Stearns, ocorreram certas mudanças nesse modelo, mas quando analisadas podemos observar certa continuidade de costumes que foram institucionalizados nesse período da história humana. Os padrões foram se formando a partir do embate entre o reconhecimento do prazer sexual e da necessidade de certa ordemsocial e até mesmo da sobrevivência econômica.
Mesmo os grupos nômades conheciam restrições sexuais, já que a vida calcada na caça e coleta determinava um limite do número de filhos que poderiam ser mantidos. A falta de dispositivos de controle da natalidade rivalizava com o desejo sexual. Entre 9000 e 5000 a.C., dependendo da região, o padrão sexual muda drasticamente quando a agriculturasubstitui a caça e a coleta. Essa transição ocorreu primeiramente na região do mar negro e mesopotâmia. A estrutura da sexualidade mudou de várias maneiras, os novos padrões refletiram as novas necessidades econômicas da sociedade agrícola, e os efeitos mostraram como a sexualidade humana é altamente flexível em face das novas conjunturas (Berger & Luckmann, 1966). Esses padrões persistiram por muitotempo na África, Europa, e algumas partes das Américas. Podemos especular quais foram as mudanças ocorridas na passagem das sociedades nômades para as agrícolas: aumentou a supervisão coletiva do comportamento sexual de pais e de parentes mais velhos, por exemplo. Essa supervisão se enfraqueceu nos dois últimos séculos em função da urbanização, embora alguns resquícios do período agrícola aindapersistam.
A noção de propriedade que se criou nessa transição foi importantíssima para a mudança nos padrões sexuais. Nenhum grupo estava disposto a trabalhar a terra sem que houvesse garantias de posse, nessa época alguma forma de controle de propriedade surgiu. A necessidade de determinar a paternidade dos filhos aumentou. Com isso a sexualidade feminina sofreu um maior controle social emrelação ao homem, que tinha mais liberdade para dar vazão às necessidades sexuais. Essa relação de controle ajudou a gerar emoções acerca da possessividade que a maioria das sociedades agrícolas legitimava. De certa forma, todas as sociedades agrícolas se tornaram patriarcais.
Por ser uma fonte mais confiável de comida, a agricultura possibilitou que o tamanho da família aumentasse. Com o tempo as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MUNDO CONTEMPORÂNEO
  • Mundo contemporaneo
  • Mundo Contemporâneo
  • o mundo contemporaneo
  • O mundo contemporâneo
  • Mundo contemporaneo
  • Mundo contemporâneo
  • O MUNDO CONTEMPORÂNEO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!