A semântica e o estudo do significado

Páginas: 12 (2876 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE LETRAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA


Nome: Cibely Eugênia da Silva



A semântica e o estudo do significado



Tenho lido muitos trabalhos a respeito da semântica como área dos estudos linguísticos, principalmente porque os estudiosos das línguas ainda não chegaram a um consenso sobre o real objeto de estudo dessadisciplina. Segundo a definição de Cançado 2005, p.15, a qual defenderei neste trabalho, “A semântica [como] o estudo do significado das línguas”, é possível pensar na semântica como uma ciência que estuda o significado das palavras, dos objetos, dos seres, ou seja, de tudo que estivesse ligado às línguas naturais. Entretanto, observo que essa definição cria mais problemas do que soluções, uma vezque é necessário refletir sobre o que é o significado antes de definir o que é a semântica, disciplina que o estuda. Neste caso, farei uma síntese sobre a teoria de Saussure para esclarecer alguns questionamentos sobre o significado.
Foi publicada em 1916 a obra póstuma do suíço Ferdinand de Saussure, intitulada “Curso de Linguística Geral”, fruto de seus cursos ofertados na Universidade deGenebra em 1907, 1909 e 1911. Apesar de não ter publicado nada em seu nome, seus discípulos o fizeram e o Curso revelou ao mundo os pressupostos teóricos de Saussure. Rompendo com a tradição neogramática, ele observou que não é possível apreender as unidades linguísticas fora do sistema específico onde elas são tomadas, pois elas só existem, para os indivíduos, nas relações recíprocas que mantêm eque lhe dão sentido dentro do sistema. A partir daí, deu um novo rumo aos estudos linguísticos quando introduziu algumas das principais noções para se entender o funcionamento da linguagem: as noções de signo, língua e valor.
Para o linguista, o objeto de estudo da Linguística é a linguagem e seu estudo comporta duas partes: uma essencial - que tem por objeto a língua, que é essencial em suaessência e independe do indivíduo; outra secundária – tem por objeto a parte individual da linguagem, ou seja, a fala. Assim, a linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro. Embora tenha reconhecido a importância da fala no âmbito da Linguística, Saussure concentrou-se em definir as manifestações da língua.
Saussure prioriza o estudo da língua(langue) porque ela é considerada como um sistema de signos que exprime ideias, existindo a união de conceitos e de imagens acústicas. Dessa união surge o signo linguístico. A língua é um produto recebido, passivamente, pelos indivíduos, na qual não podem intervir. Constitui a parte social da linguagem. Já a fala (parole) pertence ao domínio individual do falante, sendo suas manifestações momentâneas.Na fala existem combinações individuais, dependentes da vontade dos que falam; ainda, existem atos de fonação igualmente voluntários, necessários para a execução dessas combinações. Constitui a parte individual da linguagem. Existe uma relação entre a língua e a fala, pois a língua é necessária para que a fala seja inteligível e produza seus efeitos, enquanto que a fala é necessária para que alíngua se estabeleça.
Quando o conceito se alia a uma imagem acústica resulta no signo linguístico. Posteriormente, para realçar as diferenças entre os dois termos, Saussure substitui conceito por significado e imagem acústica por significante. O significante une-se ao significado por um laço arbitrário, pois não guarda nenhum vínculo natural com a realidade. Por exemplo, não há nenhuma relaçãointerior que estabelece que a cadeia de sons c-é-u esteja ligada com a ideia de céu. É esta união do significante com o significado que garante a unidade estrutural do signo linguístico. A arbitrariedade do signo linguístico é a sua aplicabilidade a um determinado elemento da realidade e não a outro signo. Constituído o signo linguístico, faz sentido pensar no plano da expressão (fonemas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adequação ao estudo da semantica
  • RESUMO DO LIVRO SEMÂNTICA – UMA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO SIGNIFICADO. PÁGINAS 7- 41
  • Com base nos estudos e pesquisas realizadas, responda como a semântica tem sido definida e qual é o seu objeto...
  • O significado de infância para as famílias: um estudo do serviço social e psicopedagogia
  • O significado de infância para as famílias: um estudo da psicopedagogia e serviço social
  • Semantica
  • Semantica
  • Semântica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!