A segunda geração do romantismo brasileiro

Páginas: 4 (878 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
O Romantismo

Momento Histórico
O Romantismo foi o primeiro movimento literário brasileiro da era nacional. No Brasil, o movimento romântico está diretamente vinculado aos momentos decisivos daafirmação da nossa nacionalidade.
A vinda da família real (1808), a proclamação da independência (1822) e a abdicação de D. Pedro I (1831), são momentos marcantes do forte surto nacionalista queagita o país, tanto no aspecto sociopolítico, quanto cultural. Oficialmente, o romantismo no Brasil tem início em 1836 com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. As gerações românticas
 1ª Geração – Representada sobretudo pelos poetas Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias, e pelo romancista José de Alencar.

Nacionalismo, indianismo, religiosidade,valorização da natureza e o amor – eis os temas básicos dessa geração, que vai de 1836 à 1853.

 2ª Geração – Marcada por uma poesia tipicamente introspectiva, subjetiva, sentimental, amorosa; e,em vários casos, fortemente influenciada pelo Byronismo e pelo “Mal-do-Século”. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire são os poetas mais representativos dessageração.

 3ª Geração – Caracterizada por uma poesia de teor sociopolítico, defendendo causas humanitárias, denunciando a escravidão negra. O amor perde sua aura idealizante e torna-se mais realista,revestindo-se de um erotismo mais explícito. Castro Alves é a voz maior desse período, que se estende até 1881.

O Ultra-romantismo – 2ª Geração

Características
 Egocentrismo Ultra-sentimentalismo – Há uma ênfase nos traços românticos. O sentimentalismo é ainda mais exagerado.  Byronismo – Estilo de vida boêmio, voltado para vícios, bebida, fumo e sexo, podendo estar representado nopersonagem ou na própria vida do autor romântico. O Byronismo é caracterizado pelo narcisismo, egocentrismo, pessimismo e angústia.

 Spleen – Termo francês que traduz o tédio, o desencanto, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo, segunda geração
  • A Segunda Geração do Romantismo no Brasil
  • segunda geraçao do romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo primeira e segunda geração
  • Segunda Geração do Romantismo no Brasil
  • SEGUNDA GERAÇÃO DO ROMANTISMO
  • Romantismo segunda e terceira geração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!