A SEDUÇÃO, O PUDOR, O ASSEDIO E A ETICA

3839 palavras 16 páginas
INTRODUÇÃO

Muito se discute a importância de princípios que já estão desgastados na sociedade. O certo e o errado já não estão mais específicos e os valores são invertidos, situações que anteriormente seriam inadmissíveis hoje já são discutidas abertamente e revisadas para uma maior aceitação. Em nossa abordagem trataremos de assuntos relacionados ao corpo e comportamento humano, suas definições e mudanças. A sedução, o pudor, a ética e as várias formas de assédio são os temas de nossa pesquisa e a relação dogmática desses assuntos baseados nos textos bíblicos.

SEDUÇÃO
Se.du.zir
1 - Desviar do caminho da dignidade e da honra; enganar com astúcia, levando à prática de atos censuráveis ou contrários à virtude, persuadir de coisa oposta à moral ou aos bons costumes.
2 - Exercer influência moral sobre mulher virgem de menor idade, a fim de ter com ela relações sexuais.
3 - Desencaminhar para fins sediciosos.
4 - Peitar, subornar.
5 - Influir sobre a imaginação; atrair, cativar, deslumbrar, fascinar.
Art. 217 - Seduzir mulher virgem, menor de 18 (dezoito) anos e maior de 14 (catorze), e ter com ela conjunção carnal, aproveitando-se de sua inexperiência ou justificável confiança. Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4(quatro) anos.
O Crime de Sedução previsto no Art. 217, tratava de uma norma histórica (quanto ao conteúdo) e estava de acordo com as necessidades correntes no momento da elaboração do texto e tipificado em relação aos valores sociais da época. O Código Penal Brasileiro é de 1940, então em muitos dos seus artigos haviam e ainda há (para os ainda não revogados), um reflexo do que era moralmente considerado correto para a época.
Na primeira metade do século XX, a virgindade traduzia a honra da mulher, portanto, estando perdida a virgindade, estava perdida a honra independente da faixa etária. Sua integridade sexual deveria ser preservada para ser oferecida ao homem que a desposasse, como uma espécie de

Relacionados