A sedução

Páginas: 13 (3210 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
"A sedução como estratégia profissional"

Introdução
Sedução na pedagogia? A expressão causa espanto. Ou melhor, escandaliza. "Como é possível imaginar que uma coisa tão perversa como essa esteja ocorrendo, na surdina, em nossas salas de aula?" Como é possível afirmar que os professores lançam mão de um procedimento tão baixo? E, no entanto, pensando bem, a sedução é algo que seduz. Passadosos primeiros momentos de resistência, cada um de nós reconhece que lança mão desse recurso quando ensina . Nessa reação está expresso todo o equívoco relativo a esse conceito. A sedução deixa as pessoas sem graça porque representa, de certo modo, o engodo, o mal, a imoralidade e, evidentemente, a culpa. Mas a sedução é também uma necessidade, e até mesmo um doce prazer. Ora, admitir não poderdeixar de fazer uso de alguma coisa e, ao mesmo tempo, só ver nisso corrupção, é condenar-se a deixar esse objeto num intervalo da consciência, é não agir sobre a sedução, mas deixá-la agir sobre si. O objetivo deste texto é refletir sobre esse problema controverso. A posição que adotamos aqui não é normativa: não reprovamos a sedução nem fazemos sua apologia. De uma maneira mais pragmática,constatamos a presença incontornável da sedução nas relações humanas e, por conseguinte, na pedagogia. O texto analisa o exercício desse "poder velado, latente, inconfessado e 'melhor', mais agradável para todo o mundo... que tem mesmo a ver com o prazer" .Ele tenta responder a uma pergunta que, durante muito tempo, permaneceu oculta: é possível imaginar a sedução como uma estratégia profissional narelação pedagógica? Na tentativa de encontrar uma resposta, analisamos seis imagens de grandes sedutores da literatura: Sócrates, Casanova, Dom Juan, Valmont, Johannes e Xerazade. Essa análise nos dará a possibilidade de mostrar que, se a sedução, às vezes, tem a ver com o engodo, nem tudo nela é negativo. Nesse sentido, identificaremos certas características de uma sedução positiva, propondo, desse modo,algumas pistas interessantes que nos ajudarão a refletir sobre as condições que possibilitam o uso ético da sedução no ensino.

Este texto tem por objetivo responder a uma questão por muito tempo oculta em educação, a saber, se é possível pensar a sedução como uma estratégia profissional na relação pedagógica. Para tanto, analisamos seis figuras de grandes sedutores da literatura: Sócrates,Casanova, Dom Juan, Valmont, Johannes e Xerazade. Essa análise permitiu compreender que se a sedução, às vezes, está relacionada com o engodo, por outro lado, ela está longe de ser sempre negativa. Dessa maneira, depreendem-se algumas características de uma sedução positiva, isto é, identificam-se condições de um uso ético da sedução no ensino.
Palavras-chave: Sedução, jogo, relação pedagógica,trabalho interativo, ética
Muitas outras coisas precisariam ser retomadas, matizadas,
mas já é tempo de ir aos fatos, depois de termos simplesmente
lembrado esta evidência: não há ser totalmente alheio à sedução.
Mesmo aqueles que a recusam parecem estremecer diante dessa recusa.

A sedução como estratégia profissional no âmbito do ensino
Como vimos anteriormente, embora a sedução sejaconstitutiva das relações humanas, ela é muitas vezes percebida de forma negativa. Entretanto, os seis exemplos de sedutores que analisamos mostram que nem tudo é negativo na sedução. Contrariamente às estratégias de sedução de Dom Juan, Valmont e Johannes, as de Sócrates, Casanova e Xerazade não parecem acarretar efeitos deploráveis.
Também ocorre assim no ensino. A análise de depoimentos deprofessores, feita por Lafon, confirma a impossibilidade que eles sentem de fazer economia de sedução em seus contatos diários com os alunos: "Nessas conversas, que são apenas `depoimentos' sobre a sedução e sobre as atitudes de sedução dos professores, só podemos constatar uma coisa: a sedução tem um papel importante, incontornável, na relação pedagógica" . Todos os professores que ele entrevistou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sedução
  • sedução
  • A sedução
  • Seduçao
  • a seduçao do lugar
  • O poder da sedução
  • Livro da sedução
  • Sedução para consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!